A fenda vocal pode ser por estresse da musculatura da prega vocal e em alguns pacientes existe a fenda vocal de nascença. O ideal é fazer avaliação fonoaudiológica para um diagnóstico adequado.
O cisto é considerado uma alteração estrutural mínima de cobertura das pregas vocais, localizado profundamente no interior da prega vocal, em geral na camada superficial da lâmina própria, com ou sem aderência ao ligamento vocal; pode ser uni ou bilateral(8,10).
Fenda fusiforme geralmente é decorrente de uma alteração estrutural mínima na mucosa da prega vocal. Em situações de mau uso ou abuso vocal contínuo, a fenda pode retornar.
A cirurgia é feita por via transoral, ou seja, introduz-se um tubo no interior da boca do paciente, até que este alcance a laringe, então a cirurgia é realizada com o auxílio de um microscópico cirúrgico. O paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia.
Cisto de cordas vocais Cistos podem estar localizado em qualquer lugar da prega vocal e, assim como os nódulos, têm tamanhos e graus diferentes, o que causa rouquidão por deficiente vibração das cordas vocais. Para tratar esse problema, pode ser necessário cirurgia, seguida por fonoterapia./span>
Honorários médicos normalmente em torno de 5 a 6 mil reais. A depender do caso do paciente, aqui no nosso estado (Piauí), custa em torno dos R$ 7500,00 já incluido internação, equipe de cirurgia e anestesista.
Procedimentos Gerenciados