Existem diversas causas que podem estar na origem de uma dor no maxilar como é o caso da disfunção da articulação têmporo-mandibular (ATM), problemas dentários, sinusite, bruxismo, osteomielite ou até dor neuropática.
Nos mamíferos, o maxilar é a estrutura da região frontal do crânio que suporta os dentes superiores e forma uma parte do palato, da cavidade nasal e da órbita ocular. Em zoologia, por vezes, usa-se a palavra maxilar (por exemplo, "maxilar inferior", nos mamíferos) para designar também a mandíbula.
Dor ao mastigar pode ter varias causas. Desde problemas em algum dente isolado ou o que chamamos de disfunção temporomandibular (DTM). A DTM pode ser proveniente tanto de problemas dentro da sua articulação quanto de problemas relacionados aos músculos que sustentam esta articulaçāo.
- Com a coluna reta e relaxada, tente abrir a boca com a língua no céu da boca, respirando lentamente. Repita esse exercício algumas vezes, pois ele ajuda a relaxar a musculatura da região. - Abra lentamente a boca e deslize para os lados, ampliando gradativamente a mobilidade da mandíbula.
Faça você mesmo: protetor bucal
Devem chegar à região posterior e à altura do fundo de saco para um molde mais preciso. Ao fazer a moldagem da arcada superior, peça ao paciente para inclinar a cabeça para frente, a fim de evitar que o material de moldagem escorra para a garganta e provoque ânsia de vômito.
O protetor bucal é um aparelho de plástico flexível ou material laminado usado nas práticas desportivas para evitar ferimentos na boca ou nos dentes.
Tabela de Comparação dos Melhores Protetores Bucais Simples
Ele funciona da seguinte forma: após ser submerso em água fervente, o material fica maleável, de forma que, ao colocá-lo na boca, você consegue moldar o protetor para fique mais próximo do formato dos seus dentes. Esse tipo de protetor bucal é facilmente encontrado em lojas de material esportivo.