Em Ecologia, um biótopo ou ecótopo (do grego βιος - bios = vida + τόπoς = lugar, ou seja, lugar onde se encontra vida) é uma região que apresenta regularidade nas condições ambientais e nas populações animais e vegetais. Corresponde à menor parcela de um habitat que é possível medir geograficamente.
Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.
Ecossistema é um conjunto de populações que vivem em uma determinada região e interagem entre si e com o meio. ... Um pequeno jardim, um aquário e um lago, por exemplo, também formam ecossistemas, uma vez que, nesses locais, há organismos vivos interagindo com o ambiente em que vivem.
São os componentes abióticos que propiciam a vida, como o clima, o solo, a temperatura, minerais e a quantidade de água viável. ... Sem esses fatores não vivos, a cadeias alimentar poderia ser muito diferente, até mesmo impedindo a vida em uma região.
Bióticos: são os seres vivos, por exemplo uma árvore, a grama, um cachorro... Abióticos: são fatores não vivos, por exemplo uma pedra.
Em ecologia, chamam-se fatores bióticos (AO 1945: factores bióticos) todos os efeitos causados pelos organismos em um ecossistema, que condicionam as populações que o formam.
O desmatamento, por exemplo, reduz alimento e habitat para todos os organismos que compõem um ecossistema, sendo um fator biótico com um alto impacto no equilíbrio ecológico. ... Outro fator biótico que pode levar a um desequilíbrio ecológico é a entrada de espécies invasoras nos ecossistemas.
Qual dos termos abaixo refere-se aos fatores bióticos e abióticos que interagem em determinada área ? ... A interação entre fatores bióticos e abióticos em um local chama se Ecossistema