Este processo acontece por meio da eletrólise (reação química responsável pela fusão dos dois tipos de metais) e este banho de verniz em bijuterias é fundamental para que a bijuteria, joia ou semi joia tenha um belo acabamento e fique protegida do meio externo que poderia corroê-la ou oxidá-la com o tempo.
Acima de 3 milésimos já é considerado de qualidade.
O ouro tende a ser muito mais resistente aos efeitos da oxidação das peças e às ações naturais do tempo. Por isso, um banho nas semijoias garante que o material permaneça intacto durante muitos anos. As peças são mergulhadas em um líquido que faz com que os materiais constituam uma camada inferior a duas micras.
Não existe uma quantidade correta de banhos que garante a qualidade da semijoia em todos os aspectos, porém, é recomendado que se utilizem camadas de 5 milésimos para brincos e 10 milésimos para o restante das semijoias.
Para se folhear uma peça, seja ela uma joia, relógio ou outro objeto, aplica-se sobre a peça em questão uma fina camada de ouro ou prata, por exemplo, e então, com uma forte compressão essa folha irá aderir ao objeto em questão. Esse método foi muito utilizado durante o Período Barroco.
Modo de fazer:
Nos banhos de ouro (se for só flash de ouro) de 10-30 segundos. Se for ouro camada, deve-se calcular que camada se deseja aplicar, não há limite, mas geralmente se aplica de 0,2-5 µm (micrometros). Outros preferem aplicar milésimos de peso 2-10 milésimos de peso (2-10 gramas de ouro por Kg de peças).
O que é banho de ouro? O banho de ouro, ou galvanoplastia como é tecnicamente chamado, consiste em recobrir uma peça metálica com camadas finas de ouro. Esse método serve para aumentar a durabilidade e decoração do artigo, e é largamente utilizado em joias folheadas.
Embora a prata seja muito resistente, existe uma diferença entre jóias de ouro e jóias banhadas a ouro. O banho pode sair com o tempo, dependendo do uso que for feito das alianças. ... Atenção: Não utilize produtos químicos para limpar suas alianças banhadas a ouro.
O tempo de imersão das semijoias demora conforme a quantidade de peças e o tanto de ouro que se deseja revestir a peça. Só para exemplificar, um simples anel pode ser banhado em ouro em cinco minutos ou em 30 minutos.
Ácido Nítrico
O banho de ouro, ou galvanoplastia como é tecnicamente chamado, consiste em recobrir uma peça metálica com camadas finas de ouro. ... Enquanto a joia é feita 100% de ouro 18k e, portanto, não precisa de um “banho extra”, o metal base da joia folheada é o latão.
· Evite tomar banho com as peças, pois o sabonete, cremes e óleos de banho deixam um a fina película sobre a superfície deixando a peça opaca; · Não use acetona, pasta de dente, álcool para limpar suas peças. Tampouco, as ferva em água com sabão, pois esses procedimentos sujam e danificam pedras e metais.
Quando for se arrumar, por exemplo, deixe para colocar suas joias folheadas depois que o hidratante do corpo já tiver secado. Evite também tomar banho de mar, entrar em piscinas ou em rios com as peças. ... Não lave louças ou faça trabalhos manuais que possam gerar atrito com as joias folheadas.
Você pode até gostar de sol e praia, mas suas semijoias não vão ficar tão felizes assim. Elas irão, provavelmente, se desgastar devido à ação da água do mar ou do cloro da piscina. Além disso, não é aconselhável tomar banho usando as semijoias. Por isso, guarde suas peças antes de entrar em contato com a água.
Evite tomar banho de chuveiro, mar ou piscina com sua joia. Procure sempre tirá-la para que a mesma não se rompa e para preservar o banho de ouro ou ródio dado nas peças em prata.
Embora seja um hábito comum, é preciso evitar entrar na piscina, mar e até mesmo tomar banho com peças de prata 925. Isso porque alguns componentes presentes na água, podem danificar a cor da peça. ... Não deixe as peças de prata em contato com produtos de limpeza.
Evitar tomar banho com as pérolas, pois o cloro e sabão irão danificá-las. Não deixá-las em ambiente seco ou quente demais para que não fiquem ressecadas. ... Sempre após utilizar uma jóia com pérolas é conveniente limpá-la com o uso de uma flanela ou toalha macia umedecida com água antes de guardá-la.
Afinal, qual é a durabilidade das semijoias? É muito relativo, pois depende de basicamente de dois fatores: a qualidade das peças e os cuidados da usuária. Por isso, as semijoias podem durar um período de 3 meses ou anos.
Qual o melhor tipo de semijoia? A semijoia banhada é mais resistente e valiosa por ter uma quantidade maior de metal precioso em sua cobertura. Além disso, enquanto a folheada recebe apenas uma cobertura fina, a banhada costuma receber mais de um banho. Apenas acessórios banhados são considerados semijoias.
A semijoia é feita de material menos resistente. Pode até vir a ser um material natural como o quartzo, por exemplo, mas não é uma pedra preciosa como a esmeralda. O que define a peça como uma “quase” joia é que ela é revestida – ou banhada – de um material nobre.