Artéria que nasce na artéria braquial e que vai irrigar o cotovelo, os músculos do antebraço, o punho e os dedos. Dela nascem as artérias recorrentes cubitais anterior e posterior, a artéria dorsal do carpo, a artéria palmar do carpo e a artéria do arco palmar.
Nervos da extremidade superior esquerda. Fossa cubital é a área triangular na porção anterior do cotovelo. Por ela passa o tendão braquial do bíceps, a artéria braquial que se divide na artéria ulnar e artéria radial, nervo radial e o nervo mediano.
As mais frequentes escolhas de veias para as venopunções consistem nas veia cubital mediana e na veia cefálica. Quando as mesmas não se encontram disponíveis ou estão inacessíveis, recomenda-se a escolha de outras veias.
É a via de administração de medicação diretamente nas veias, nela é possível fazer medicação em grande quantidade e aquelas que pela via oral não são possíveis de administrar. São dois tipos: acesso venoso periférico, que é a inserção de um cateter nos membros (braço, mão, perna, etc.)
O garrote é utilizado durante a coleta de sangue para facilitar a localização das veias, tornando-as proeminentes. Deve ser colocado no braço do paciente próximo ao local da punção (4 a 5 dedos ou 10 cm acima do local de punção); sendo que não deve ser deixado no braço do paciente por mais de 1 minuto.