Sintomas de cárie
Como saber se o tratamento de canal é necessário?
O que é o problema de canal Os micro-organismos desatam na polpa um processo inflamatório, que faz a pressão lá dentro aumentar a ponto de oprimir as terminações nervosas – eis a dor. Se nada é feito, a infecção evolui e leva à morte da polpa. Sitiando os meandros do dente, as bactérias ainda podem chegar à raiz.
O tratamento de canal só é indicado quando o dente dói? Mito. Apesar de a inflamação na polpa normalmente causar dor, é possível que esse sintoma não apareça. Às vezes, mesmo sem dor, o dente apresenta degeneração avançada ou uma estrutura debilitada, necessitando do tratamento.
Quais são os sinais e sintomas que indicam a necessidade do tratamento de canal?
Quando ocorre dor em dente com canal? O tratamento de canal é um procedimento delicado e, por isso, é comum que o paciente sinta dores após o procedimento. Claro que isso não acontece em todos os casos, mas, quando há o risco, o dentista prescreve os medicamentos necessários para diminuir o desconforto.
De acordo com Sofia, o fato do paciente sentir dor após o procedimento é tratado pelos profissionais como algo bastante comum. “Essas dores ocorrem como consequência do próprio procedimento que é delicado e, normalmente, cessam após 2 ou 3 dias”, comenta.
"O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado", explica o dentista. Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode trazer um alívio de dor de dente.
Na cirurgia de canal, o nervo responsável pela sensibilidade dentária é totalmente removido. É ele o responsável pelas sensações de frio, calor e dor do sorriso. Por isso, como afirma a dentista, pacientes que passam pelo tratamento de canal, acabam perdendo sim a sensibilidade.
Após a restauração O dente pode ficar sensível a pressão, ar, alimentos açucarados ou variação de temperatura. Os procedimentos restauradores às vezes podem causar sensibilidade. Uma razão bem comum para a dor após o desaparecimento da anestesia é o fato de a restauração ficar muito alta.
De acordo com o dentista, após a restauração pode ocorrer um desconforto ou sensibilidade nos dentes, que pode ser desencadeada pela temperatura de alimentos e bebidas. O incômodo pode durar por duas ou três semanas, mas tende a passar após esse período.
Se um dente com restauração está doendo constantemente, o mais indicado é procurar seu dentista de confiança para fazer uma avaliação clínica e radiográfica para chegar a um diagnóstico.
O ideal é se consultar com o dentista e fazer a profilaxia rotineiramente para evitar problemas bucais.
Os principais remédios que podem ser utilizados para tratar a dor de dente são: