Com a formação moderna, diversos reis passaram a exercer autoridade nos mais variados setores: organizavam os exércitos, que ficava sobre o seu comando, distribuíam a justiça entre seus súditos, decretavam leis e arrecadavam tributos. Todo essa concentração de poder passou a ser denominado absolutismo monárquico.
Estado Absolutista: Tem como característica mais evidente a concentração de todos os poderes na mão do rei. Liberal: Todos possuem direitos naturais e inalienáveis de expressar publicamente o que bem entendem e querem, liberdade religiosa, à propriedades e bens materiais.
O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII, tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora, que criticavam os efeitos da industrialização e da propriedade privada sobre a sociedade.
A principal diferença entre o liberalismo e o socialismo é: ... Enquanto o liberalismo prevê que a economia deve ser regulada pelo próprio mercado através da lei da oferta e da procura, o socialismo prega uma maior intervenção do Estado como forma de garantir a justiça social.
O liberalismo econômico é também geralmente considerado contrário às ordens não-capitalistas, como o socialismo, socialismo de mercado e economias planificadas.
Liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade diante da lei. ... O filósofo John Locke, do século XVII, é muitas vezes creditado como fundador do liberalismo como uma tradição filosófica distinta.
O liberalismo entende que o Estado deve manter-se longe da economia, pregando um mercado livre e sem protecionismos. O controle do Estado deve limitar-se ao valor da moeda e, quando muito, da recuperação de empresas com problemas financeiros. Livre-mercado, livre-concorrência e etc.