crossorigin="anonymous">
A velocidade refere-se ao tempo que o obturador da câmera fica aberto para a entrada de luz no sensor da câmera. A velocidade do obturador pode ser tão rápida de fotografar em 1/8.
Esse diâmetro é um dos fatores que define a quantidade de luz que entrará na câmera, até o sensor. Quanto maior for a abertura, mais luminosa é a objetiva (mais apta para locais com pouca luz). Diafragma mais aberto = mais luz = menor o número. Diafragma mais fechado = menos luz = maior o número.
A abertura do diafragma serve para determinar a quantidade de luz que irá entrar na câmera, este ajuste pode também ser chamado de F-stop. Quanto maior o número após o F, menor a abertura, por exemplo, a abertura 2.
A velocidade do obturador ou tempo de exposição, em fotografia, está directamente relacionada com a quantidade de tempo que o obturador da máquina (câmera) fotográfica leva para abrir e fechar, deixando passar a luz que irá sensibilizar a película fotográfica ou o sensor digital CCD/CMOS e formar a imagem.
é muito utilizado para tirar fotos de paisagem. permite que o fotógrafo escolha a profundidade de campo. fica na lente e funciona como a pupila do olho, controlando a entrada da luz.
O obturador é uma cortina que protege o sensor da câmera, abrindo somente no momento em que o disparador é acionado, para captar a luz. Ele fica atrás do diafragma, só que não na lente e sim no corpo da câmera.
Em condições com muita luz, você pode achar difícil deixar a velocidade do obturador abaixo de 1/8 segundos, mesmo usando a menor abertura possível e o ISO mais baixo. Colocar um polarizador na frente de sua lente fotográfica pode ser uma ótima maneira de reduzir a quantidade de luz que vai atingir o seu sensor.
Velocidade do obturador ou para os mais íntimos shutter speed, é o mecanismo responsável pela quantidade de luz que é liberada para o sensor da Câmera Fotográfica. Diferente do mecanismo do Diafragma que se situa na lente, o mecanismo de Velocidade do Obturador se encontra no corpo da câmera em um sistema de cortinas.
Porém, levando em conta as luzes do ambiente, o flash e a movimentação das pessoas, o mais indicado é colocar o obturador com tempo entre 1/15 e 1/60 segundo — velocidades mais rápidas resultariam em fotos muito escuras.
Quanto maior for a velocidade do obturador, maior capacidade de congelar um objeto mesmo que ele esteja se movimentando rápido, e quanto menor for a velocidade do obturador, maior chance de o objeto ficar tremido ou com rastros no foto.
Dois controlos afetam a quantidade de luz que entra na câmara e incide sobre o sensor de imagem – abertura e velocidade do obturador. O ISO afeta a quantidade de luz que é necessária para produzir uma exposição correta. A abertura da lente é um diafragma que se encontra na própria lente ou imediatamente atrás desta.
ISO entre 80 e 200 durante um dia de sol pode deixar fotos com muita iluminosidade. Controlar o ISO significa dispensar a luz que sobra na cena, o que permite que sua foto não fique superexposta. O sol do meio-dia (lindo e reluzente) deixa sombras e muitas vezes o objeto de foco fica escuro.