A atorvastatina pode ser diferenciada da segunda porque é mais potente, apresentando assim maior capacidade na redução dos níveis do colesterol LDL. Sinvastatina apresenta um potencial de ação considerado intermediário.
Náuseas, vômitos, diarreia, dispepsia e dor abdominal. De maneira geral, estas reações adversas foram de natureza leve a moderada, e ocorreram no início do tratamento, tornando-se menos frequentes com a continuação do tratamento.
Comum: rash (erupções cutâneas), alopecia (perda de cabelos ou pelos); Não conhecida: urticária, coceira e, sensibilidade a luz, e eczema (inflamação da pele na qual ela fica vermelha, escamosa e algumas vezes com rachaduras ou pequenas bolhas).
Ciprofibrato é a substância ativa de um medicamento redutor do colesterol conhecido comercialmente como Oroxadin. Esse medicamento de uso oral é indicado para pacientes com colesterol alto e a sua ação consiste em alterar o funcionamento das lipoproteínas, diminuindo a concentração de gordura no sangue.
O ciprofibrato age no organismo promovendo a diminuição dos níveis elevados das gorduras do sangue (colesterol, triglicerídeos). É um complemento eficaz da dieta no controle de concentrações elevadas do colesterol LDL e VLDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos.
Uso adulto A dose recomendada é de 1 comprimido de ciprofibrato (100 mg) ao dia. Esta dose não deve ser excedida. Você deve tomar os comprimidos com líquido, por via oral. As medidas da dieta devem ser mantidas durante o tratamento.
O Ciprofibrato reduz de 15 a 45% dos triglicerídeos enquanto o fenofibrato reduz 10 a 30%, segundo a Diretriz brasileira de dislipidemia. Na pratica, ambos reduzem os Triglicerideos se acompanhado de mudança no estilo de vida.
Os principais efeitos colaterais do Fenofibrato incluem dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, flatulência, dor de cabeça, formação de coágulos que podem obstruir um vaso sanguíneo, pancreatite, pedra na vesícula, vermelhidão e coceira na pele, espasmos musculares e impotência sexual.
Para que serve Fenofibrato Nova Química O fenofibrato é indicado para pacientes com colesterol e/ou triglicérides (tipos de “gordura”) aumentados no sangue, que não responderam à dieta e à outras medidas terapêuticas não medicamentosas (ex.
Adultos: Tomar 1 cápsula de Fenofibrato contendo 200 mg de Fenofibrato micronizado a cada 24 horas (1 vez ao dia), durante o almoço ou jantar, fato que determina uma maior quantidade do fármaco disponível no organismo. Idosos: Não é necessário o ajuste de dose em idosos. Crianças: Este medicamento é contraindicado.
O fármaco mais eficaz em aumentar o HDL-c é o Ácido nicotínico (15 a 35%), seguido pelos Fibratos (10 a 25%) e pelas estatinas (5 a 15%). Entre as estatinas, a rosuvastatina é a que proporciona o maior aumento.
Para avaliação do tratamento da hipertrigliciridemia, sugerimos repetir o exame em 3 a 6 meses. Já para tratamento da hipercolesterolemia com estatina, só há indicação de repetir os exames se há dúvida na adesão. Caso contrário, não há indicação de repeti-los.