Estudos mostram que o uso excessivo das tecnologias pode antecipar o surgimento de “doenças mais comuns em adultos”. Crianças e adolescentes são acometidos por enfermidades como ansiedade, depressão, lesões por esforço repetitivo, síndrome do olho seco, dores na coluna…
Os jovens podem fazer bom uso da tecnologia usando-a para seu conhecimento, ou seja, pesquisando assuntos que expandirá sua inteligência. Ou até mesmo para comunicação, mas moderadamente e com pessoas que você conhece.
De acordo com a pesquisa, 22% dos jovens já ficaram com alguém que conheceram pela internet. ... Os que já namoraram são 11%, e 5% já fizeram sexo. Mais de quatro em cada dez jovens disseram que mesmo quem namora pode dar uma paquerada na rede.
Em média, 58% das crianças e adolescentes acessam à Internet unicamente pelo celular. Ao separar por classe econômica, o uso exclusivo do celular é significativamente maior entre a população DE, com 73%. Já entre a classe C, cai para 59%, e nas classes AB 25% usam somente o smartphone para entrar na Internet.
Listamos 3 maneiras de fazer o bom uso da tecnologia na educação:
Com o avanço da época atual, a tecnologia está cada vez mais presente na vida moderna. A tecnologia nas casas possibilita um maior conforto, seja pela presença de computadores, tv's, celulares. A tecnologia nas empresas possibilita um maior crescimento empresarial e aumento da produtividade.
Como estimular o uso consciente da tecnologia nas escolas?
Confira alguns dos principais benefícios das novas tecnologias na educação.
O avanço das tecnologias de informação possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, o que permite maior disponibilidade de informação e recursos para o educando, tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador.
O uso da tecnologia favorece a interação entre alunos. ... Ao fazerem atividades em pares ou grupos, a internet permite que todos expressem seus conhecimentos e deem opiniões, o que traz à tona a experiência prévia dos alunos, o que os motiva ainda mais, pois sentem-se parte ativa e importante do processo de aprendizagem.
Hoje, sabe-se que a tecnologia é uma aliada da educação, influenciando diretamente o sucesso dos alunos. ... Isso ocorre com aplicativos e softwares que, utilizando inteligência artificial, são capazes de assimilar o nível de conhecimento e como o estudante aprende.
Por meio do uso do computador o professor explorará diversos meios de tecnologias digitais, sendo assim se torna possível a aquisição e ampliação de conhecimentos, com a criação de ambientes de aprendizagem e facilitação do processo do desenvolvimento intelectual do aluno dentro de fora da sala de aula.
O impacto dos avanços tecnológicos tem provocado nas instituições de ensino, mudanças em seu comportamento, passando da tranquilidade de um sistema educativo social conservador e estático, para um sistema educativo dinâmico, onde as mudanças no ambiente e na tecnologia obrigam os educadores a obter conhecimentos gerais ...
Como usar a tecnologia na sala de aula? Descubra aqui!
O principal objetivo do processo de ensino-aprendizagem por meio da tecnologia é formar alunos mais ativos, de modo que o educador e a tecnologia se tornem mediadores desse processo, devendo estar unifica- dos para que a aprendizagem se torne eficaz.
Sabe-se que a utilização das tecnologias associadas a construção de conhecimentos com novas formas de comunicação e linguagem, ampliam e significam o espaço escolar, tornando-o mais agradável, motivacional, buscando interesse e eficiência pelos alunos e professores.
As ferramentas digitais na educação podem ser consideradas materiais de apoio e recursos complementares para o processo de ensino e aprendizagem, pois auxiliam os professores e os alunos, contribuindo com um maior repertório de possibilidades de atividades e interações.
O uso das ferramentas digitais podem potencializar a aprendizagem na medida em que possibilitam novas formas de aprendizagem, que soam como inovadoras no processo de ensino e aprendizagem. ... Por meio do uso de ferramentas digitais pode-se integrar os alunos a cerca de novos conhecimentos exigidos pela atualidade.
O quê significa: Ferramentas digitais?
Além de acessível e portátil, as ferramentas possibilitam acesso a informações instantaneamente, inclusive na área educacional. Enquanto meio, tais dispositivos têm inúmeros benefícios a oferecer às experiências de ensino e aprendizagem, tanto formal quanto informal.
4 ferramentas tecnológicas para professores que você precisa conhecer!
10 ferramentas para potencializar o trabalho de professores e alunos em aulas remotas
E quais ferramentas contribuem para o processo de aprendizado? A internet possibilitou que o conhecimento ocorra em qualquer lugar, tornando-se uma poderosa aliada a extensão da sala de aula. O celular é o aparelho mais usado por jovens para a acessar a internet e uma ferramenta de aprendizagem a sala de aula.
O uso de celulares, tablets, computadores, entre outros dispositivos digitais, é uma maneira de expandir o acesso à informação de forma instantânea e aumentar o contato dos alunos com as disciplinas além do que é ministrado em sala de aula.