Como o nome sugere, os organismos unicelulares são aqueles representados por uma única célula. Essa célula única é capaz de desempenhar todas as funções necessárias a sua sobrevivência, como alimentação, respiração e excreção.
Algumas bactérias chupam nutrientes diretamente do meio, sem precisar engolir nem mastigar. Elas absorvem compostos orgânicos que atravessam sua membrana. Outros seres unicelulares, como os protozoários, fazem a fagocitose: englobam o alimento e o digerem dentro da célula.
A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos. Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada.
Resposta: UNICELULAR: São seres que possuem uma única célula e temos exemplos de bactérias, fungos, algas marinhas, protozoários. PLURICELULAR: São seres que possuem mais de uma célula, temos exemplos de animais, bactérias, seres humanos, plantas.
Os seres unicelulares são seres vivos que possuem uma única célula. São os seres vivos mais simples de nosso planeta. Como principais exemplos podemos citar as bactérias, protozoários e alguns tipos de fungos e algas.
Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas, protozoários e bactérias. Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.