As questões sobre termometria no Enem podem abordar os seguintes assuntos: conceitos de calor e de temperatura, escalas termométricas, transferência de calor, equilíbrio térmico, capacidade calorífica, calor específico, mudanças de fase e condução do calor.
Exame de Calorimetria
O exame, simples e indolor, é realizado no próprio consultório e demora de 15 a 20 minutos. Deitado em uma maca ou sentado o paciente respira em uma máscara que leva o ar até um aparelho, que fornece os dados. Com o teste, é possível definir melhor a quantidade ideal de calorias que cada pessoa pode consumir.
Cada pessoa tem a sua própria taxa metabólica basal. Duas pessoas com mesma idade, sexo, peso e altura provavelmente terão metabolismos energéticos diferentes. O exame é realizado em consultório, em repouso e dura aproximadamente 20 minutos e sem qualquer inconveniente ou incômodo.
Os sintomas do metabolismo lento podem apresentar sinais como ganho de peso, fadiga e dificuldade em realizar tarefas simples. Outras mudanças físicas são pele seca, queda de cabelo e unhas quebradiças.
Um corpo com metabolismo mais lento, como o próprio nome sugere, demora mais para digerir os alimentos, absorver os nutrientes e transformar em energia.
Dependendo da velocidade com que o nosso organismo queima as calorias ingeridas, é possível ter benefícios como a manutenção do peso corporal e uma maior dificuldade na acumulação de gordura. É por esse motivo que muitas vezes a aceleração do metabolismo está relacionada ao emagrecimento. No entanto, não existe mágica.
Qual a importância de calcular o seu metabolismo basal?
“Suar demais é um sintoma de uma doença endocrinológica caracterizada pela hiperatividade da glândula tireoide, que estimula o aumento da produção de hormônios (T3 e T4), encarregados de controlar o metabolismo”, diz Sargaço.
Portanto, não use o suor para medir quantas calorias você está queimando. Suar pode ser um bom sinal de que você está perdendo muita caloria, mas nem sempre é o caso. Entretanto, perder mais que 3% do seu peso corporal por conta do suor pode ser perigoso, porque o coloca na zona de desidratação.
"No suor, também como forma de regulação de minerais e eletrólitos, perdemos potássio, magnésio, zinco, ácido láctico, ureia e amônia, entre outras substâncias úteis ou resíduos produzidos por nosso corpo", explica o especialista.
Suor é uma reação natural para refrigerar nosso corpo, mas que também pode trazer problemas se em excesso. São Paulo - O suor é uma reação natural para refrigerar nosso corpo quando nos encontramos em uma situação de calor excessivo. Porém, uma sudorese demasiada também pode nos fazer perder minerais.