Ora, dizer que a infância é o que é e enfatizar a existência de direitos inerentes supõe estabelecer um único modo de ser criança, desconsiderando diferenças de gênero, classe social, raça, etnia, religião, nacionalidade, entre outras, ou seja, remete a uma noção de essência ou natureza infantil.
A psicologia infantil trabalha com a psicoterapia. O objetivo é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, pois através da brincadeira ela pode expandir seus sentimentos acumulados e ressignificar os eventos traumatizantes.
A Psicologia Infantil procura dar um suporte para a criança no sentido de fazer com que ela retome para o caminho de um desenvolvimento saudável. Essa atividade também abrange o aconselhamento dos pais para que o processo terapêutico tenha continuidade no lar.
O psicólogo escolar deve prestar atendimento para alunos, pais, professores e demais funcionários. Sua função é promover o bem-estar social (Santos; et. al., 2010). Este profissional busca, ainda, interagir junto ao educando e desenvolver ações educativas que promovam a saúde mental para todos do espaço escolar.
A importância da psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a ...
A psicologia da educação tem esse papel essencial de verificar os conhecimentos proporcionados pela psicologia científica. A partir disso, determina quais são os mais importantes para compreender o comportamento das pessoas no ambiente educacional. Assim, é possível intervir nesse ambiente para gerar melhorias.
A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem está no reconhecimento de que a educação é um fenômeno muito complexo cujo impacto no desenvolvimento implica em considerar a diversidade de práticas educativas que envolvem o indivíduo, em seus múltiplos contextos em que vive e participa.
Resposta. O psicólogo educacional é o profissional da psicologia cuja missão é o estudo e a intervenção do comportamento humano no contexto da educação. O campo de estudo e de atuação do psicólogo educacional está relacionado com os processos cognitivos associados ou derivados do aprendizado.
A psicologia articula historicamente com a educação de modo a complementá-la, onde o foco da educação começou a tornar-se o desenvolvimento e processo de aprendizagem, desde Piaget e Vigotsky e outros autores.
Igualdade entre as pessoas, fim da opressão e discriminação, justiça, garantia da dignidade, proteção e liberdade. Na Declaração, a educação aparece não apenas como um direito mas também como um meio para que se alcance os objetivos propostos no documento. ...
Enquanto psicologia educacional se refere à pesquisa teórica, sendo assim mais abrangente, a psicologia escolar assim como a psicopedagogia são subdisciplinas aplicadas. É dado o nome de Psicologia da Educação ao segmento de estudos e pesquisas que visam descrever os processos psicológicos presentes na educação.
A Psicologia Escolar é o campo da psicologia que se articula com a área da educação para proporcionar melhorias nos ambientes educacionais. Inicialmente, essa relação psicologia-educação possuía uma forte tendência em corrigir determinados problemas de aprendizagem do aluno a adaptá-lo à escola.
Psicólogo escolar ou educacional é o profissional que atua junto à educação, auxiliando os alunos em seu processo de aprendizagem e os educadores em sua função de ensinar. ... O psicólogo escolar está preparado para intervir no nível individual e do sistema, desenvolvendo, implementando e avaliando programas educacionais.
Pode: desenvolver trabalhos de Orientação Vocacional e Profissional com os alunos; desenvolver ações preventivas junto com o corpo docente no que se refere à uso de drogas ; desenvolver ações esclarecedoras junto com o corpo docente para os alunos sobre sexualidade, ética, agressividade...
R$ 2.
O ideal é continuar se qualificando, realizando novos cursos e, assim, desenvolvendo-se dentro da área que escolheu para atuar.
Modelo de Currículo de recém-formado Dados Pessoais: informe seu nome completo, e-mail, telefone, cidade e bairro em que reside. Objetivo: seja específico ao citar a área e o cargo que deseja atuar. Ex: Auxiliar de Marketing na empresa XXX. Formação acadêmica: informe curso de graduação realizado e o ano de conclusão.