crossorigin="anonymous">
Agência Embrapa de Informação Tecnológica - Poda de produção ou de frutificação. A poda de produção tem como objetivo principal preparar a planta para a frutificação, mantendo-se uma quantidade de gemas que permita a obtenção de produtividades satisfatórias e regulares.
O marmeleiro não exige uma poda severa. Podam-se apenas árvores com 3 ou mais anos. A poda do marmeleiro faz-se tradicionalmente, no Inverno, durante o período de dormência vegetativa, como todas as árvores de folha caduca. Esta árvore precisa de um bom arejamento e sol.
A poda em macieira tem como objetivo equilibrar a planta quanto ao crescimento vegetativo e reprodutivo, removendo ramos que podem contribuir para os problemas fitossanitários no cultivo, ramos mal posicionados e pouco produtivos, de maneira a ampliar a incidência de luminosidade e proporcionar alta produtividade com ...
A poda das macieiras deve ser realizada idealmente entre Janeiro e Março, evitando por isso que este procedimento seja feita nos meses anteriores a este período. Se o fizer, as macieiras ficarão mais sensíveis ao aparecimento de doenças além de que a probabilidade de que o tronco e ramos danifiquem é superior.
A colheita ocorre, em São Paulo, entre 110 e 120 dias após a abertura floral, mas pode chegar a 180 dias de acordo com a época do florescimento. Em regiões quentes, o amadurecimento é mais rápido. Com 90 a 100 dias a fruta está pronta para ser apanhada no pé.
Os frutos demoram de 4 a 6 meses para amadurecerem após a fecundação e sua polpa tem sabor doce, não farinácea e muito agradável.
Água, solo e espaço A atemoia é planta tropical, de clima quente e úmido, que gosta e exige muita água para seu cultivo. Recomenda-se seu plantio no começo da estação chuvosa e, depois que as chuvas diminuem, é preciso adequar um ritmo de regas que mantenha a terra úmida e a água disponível.
Para o cultivo de atemóia, recomenda-se o uso de mudas enxertadas e sadias, pois as suas sementes apresentam substâncias inibidoras de germinação causando uma espécie de dormência, que junto com o tegumento proporcionam fatores antagônicos à germinação rápida e uniforme (STENZEL, 2003; MURATA, 2003; NEVES, 2003).
A atemóia adapta-se a vários tipos de solos, porém os recomendados são aqueles profundos, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Deve-se procurar corrigir o pH da terra entre 5,0 e 6,0.
É uma árvore de pequeno porte (4 a 5m de altura), com folhas de 6 a 7cm de comprimento, flores amarelo-esverdeadas, isoladas ou em cachos de 2 a 4. Os frutos são formados por numerosas protuberâncias, correspondentes às sementes. A polpa é branca ou creme, macia, doce e nutritiva; (b) Annona reticulata L.
A partir do terceiro ano, pode-se aplicar 20 g de fertilizante composto de Nitrocálcio + Termofosfato + KCl + Esterco de galinha, na proporção 10:6:3:1, respectivamente, por planta. Dentre os micronutrientes, o mais importante é o boro. Para irrigação, recomenda-se utilizar a microaspersão com um emissor por planta.
Tire as sementes e coloque em um recipiente com água. As sementes que boiarem, descarte. Pegue as que afundaram e seque em papel. Use recipientes, sementeiras, ou o que tiver, com o substrato, faça um buraco 1 vez seu tamanho, coloque 2 sementes, e cubra com substrato.
Bem, vamos usar o exemplo de uma estufa que têm capacidade de 3 plantas. No caso daqueles que optarem pelas sementes feminizadas, um mínimo de 5 sementes é recomendado pois sempre é bom ter algumas na reserva em caso de imprevistos como doenças ou problemas na germinação.
Plante a uma profundidade menor do que 2,5 cm. Faça um buraco afundando o dedo até a primeira articulação e ponha uma semente de cerejeira nele. Plante cada cerejeira a 30 cm de distância neste momento, mas fique pronto para transplantar as que sobreviverem separando-as a 6 m de distância no futuro.
“No caso das cerejeiras, o processo fisiológico, o ciclo reprodutivo, acontece no frio, com temperaturas bem baixas. Ao contrário da maioria das florações. O período é curto. Nessa época do ano elas começam a florescer e o ciclo dura aproximadamente 30 ou 40 dias.