Os Tipos de Hipóxia
Hipóxia é a falta de oxigenação nos tecidos orgânicos, e pode ser causada por diferentes fatores. Vai desde a alteração do mecanismo de transporte do oxigênio, obstrução física do fluxo sanguíneo, anemia, ou deslocamento para regiões com baixas concentrações de oxigênio atmosférico.
A hipóxia é caracterizada pela redução do aporte de oxigênio aos tecidos; já a hipoxemia é caracterizada pela redução da pressão parcial de oxigênio no sangue arterial (PaO2). Lembrando que sempre que ocorrer hipoxemia ocorrerá hipóxia mas, nem sempre a hipóxia provem da hipoxemia.
A oxigenoterapia consiste na administração de oxigênio em uma quantidade maior do que se encontra no ambiente normal e tem como objetivo garantir a oxigenação dos tecidos do corpo.
O profissional da enfermagem deve atuar de forma completa no cuidado ao paciente portador de enfermidade respiratória e em uso de oxigenoterapia, por meio do processo cienơfico de sistemaƟzação de assistência de enfermagem, prestando uma assistência sistemáƟca e holísƟca pautada em cuidados com embasamentos técnicos e ...
- Cateter nasal: colocar os “pinos” do cateter nas narinas do cliente; passar a extenção do cateter ao redor do ouvido do cliente e sob o queixo; utilizar proteção com algodão entre a extenção e o ouvido.
O cateter nasal é utilizado para administrar oxigênio de baixo fluxo (1 a 5 lpm) em pacientes adultos e pediátricos. Sua utilização é simples e permite que o paciente mantenha suas atividades diárias, como falar e comer, sem dificuldades.