Historiografia é o registro escrito da história. Podemos dizer que é a arte de escrever e registrar os eventos do passado. O termo historiografia também é utilizado para definir os estudo críticos feitos sobre aquilo que foi escrito sobre a História.
Fontes escritas: são documentos textuais, como cartas, testamentos, livros, jornais e etc. Fontes não escritas: em geral, objetos, utensílios de pedra, cerâmica, madeira, vidro. Fontes áudio-visuais e orais: produções cinematográficas, fotografias, música, gravações de depoimentos.
Na escrita, a historiografia produz textos que congregam diferentes gêneros discursivos – escritos e orais – tecendo sentido sobre o passado. enunciados composicionais que sejam aceitos “hoje [e] inteligível” aos leitores do tempo-espaço.
A obrigação do historiador é narrar o acontecimento como ele aconteceu, sem tirar nem pôr nada, sua narrativa deve ser verdadeira e bem ornamentada. Por tratar do universal e não do particular, a poesia seria superior à história, segundo Aristóteles.
Em linhas gerais, compreendo que uma resenha historiográfica precisa: 1. apresentar um contexto intelectual do autor da obra; 2. expor o(s) ponto(s) de partida teórico-metodológico e/ ou as teses destacadas pelo autor do debate historiográfico no qual ele funda determinados pressupostos argumentativos; 3.