crossorigin="anonymous">
Tatuagens marcam o períspirito? ... Aqui as imagens incrustadas no corpo refletirão a sintonia espiritual com entidades e locais menos felizes do mundo invisível, e por isso tenderão a ser gravadas também no períspirito, por força da ideação do ser pensante sempre estar refletida no corpo perispiritual.
Significado de Perispírito substantivo masculino [Religião] Invólucro (envoltório) impalpável que, segundo os espíritas, une o espírito ao corpo. Etimologia (origem da palavra perispírito).
Desde o momento da concepção, o Espírito designado para tomar determinado corpo a ele se liga por um laço fluídico, que se vai encurtando cada vez mais, até o instante em que a criança vem à luz; o grito que então se escapa de seus lábios anuncia que a criança entrou para o número dos vivos e dos servos de Deus.
Pois tudo aconteceu pela graça divina. Então, a união da alma com o corpo ocorre pelo tempo que for determinado por Deus. Assim, nunca tenha dúvidas da sabedoria divina, pois certamente tudo ocorre para um bem maior. Portanto, os encaminhados devem viver um período de tempo que a espiritualidade determina.
Trata-se do processo evangélico do “renascimento da água e do Espírito”, “o caminho de volta para o reino divino”, a partir do despertar do núcleo espiritual, que dá origem a uma nova consciência, uma nova alma. O processo de transfiguração ocupa um lugar central na visão gnóstica moderna.
“Os animais não têm alma. Logo, não vão para o céu. Isso tem uma razão de ser: ninguém quer ter que lidar com bichos sujos, como guaxinins, gambás, texugos, entre outros, quando estiver em um belo piquenique com Jesus.”
Aristóteles
A parte inferior exerce as atividades da alma animal, ou seja, a sensação e o movimento, e da alma vegetativa, que é o crescimento. ... Por fim, distanciando-se dessa tradição platônica, Plotino afirmaria que existe uma parte superior da alma, que exerce a atividade do pensamento puro, típico do Intelecto.
Uma parte é eterna e liga-se com o divino: a alma. A outra devém e é corruptível: o corpo. Assim, o corpo em Platão é o sepulcro em que a alma está presa. É dever, portanto, do filósofo libertar-se ao máximo dessa coisa que o limita, não atendendo a certas demandas do corpo.
Para os antigos gregos este conceito era laico, e devia ser entendido e vivido através da razão e do conhecimento. Para Sócrates a “alma” era uma substância simples, imaterial, ou seja, espiritual e essencialmente distinta do corpo, sendo o corpo e a alma componentes distintos, mas correlacionados.
A “alma” é o sopro vital, aquilo que anima o nosso corpo. O “espírito” é a parte da nossa alma que nos difere dos outros animais, ou seja, é a nossa parte racional. A “mente” é a parte superior dessa parte racional, é a mente ou pensamento, que nos possibilita apreender as coisas inteligíveis.
Segundo os pesquisadores, os microtúbulos têm energia quântica do universo. Essa energia seria a alma e ajudaria a formar a consciência de uma pessoa durante toda a sua vida. Portanto, quando a pessoa morre, essa energia quântica voltaria ao universo, de onde veio. Isso seria, portanto, a alma.
Através de seu corpo uma pessoa é parte da vida e parte da natureza... Se estamos identificados com o nosso corpo, temos almas, por meio de nossos corpos estamos identificados com todas as criaturas”. Enquanto estamos vivos - e, portanto, sentindo - nós estamos conectados uns aos outros e com o mundo natural.