A alfabetização cartográfica é o objetivo básico das séries iniciais e ela propõe atividades que desenvolvam as seguintes noções: pontos, linha, área, lateralidade, orientação, localização, referências, noção de espaço e tempo (RIBEIRO et al., 2001).
Para o desenvolvimento da Alfabetização Cartográfica espera-se que os alunos reconheçam, no seu cotidiano, os referenciais de localização, orientação e distância de modo a deslocar- se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relacionam.
A linguagem cartográfica traz com ela um sistema de signos que incluem desde as coordenadas, escala, projeções, símbolos, legendas e outro, que necessita ser representada espacialmente de forma coerente para que possa se ter o ensino-aprendizagem.
A Cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em produzir, analisar e interpretar as diversas formas de se representar a superfície, como os mapas, as plantas, os croquis e outras composições. ... Diferenças conceituais à parte, a produção de mapas e desenhos para a representação do espaço é muito antiga.
A cartografia esta presente na agricultura,na previsão do tempo,construção de rodovias,aviação,planejamento ambiental e GPS.
Resposta. Cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.
Projeção cônica: É como se você tivesse colocado um cone sobre o globo terrestre, que está em contato com o globo em um determinado paralelo. As deformações dela ocorrem conforme se afastam do parelelo padrão. A finalidade deles é de representar regiões continentais.
A Projeção de Mercator é uma projeção cartográfica cilíndrica elaborada pelo geógrafo, cartógrafo e matemático Gerhard Mercator (1512-1594). ... A projeção de Mercator é do tipo conforme, isto é, conserva o formato dos continentes, mas altera a dimensão de suas áreas.
Para qual tipo de finalidade elas são geralmente usadas? As projeções cônicas se caracterizam por apresentarem os meridianos em uma rede de linhas retas que se encontram nos polos e com paralelos que formam círculos que aumentam de tamanho conforme vão se distanciando dos polos.
Projeções equivalentes ou projeções de igual área são projeções de mapas que mantêm a área constante em toda a sua superfície. Foram desenvolvidas várias projeções equivalentes na tentativa de minimizar a distorção dos países e continentes do planeta Terra, mantendo a área constante.
Em projeções equivalentes, a variável que é preservada é a área, enquanto formas e distâncias são deformadas. ... Em uma projeção equivalente, a área no mapa de ambos os países ainda seria aproximada, embora as distâncias entre dois pontos dentro dos países e as formas da superfície deles sejam alteradas.
A Projeção de Peters, também conhecida como Gall-Peters, é bastante conhecida pelo seu caráter político. A Projeção de Peters é uma projeção cartográfica cilíndrica equivalente, ou seja, que mantém a proporção das áreas representadas, mas altera as suas formas.