O enfisema centrolobular, ou centroacinar, é o tipo de enfisema mais comum e é consequente à dilatação ou destruição dos bronquíolos respiratórios (setas vermelhas). No enfisema centrolobular há múltiplas pequenas lucências de paredes finas com predomínio nas regiões superiores.
Entenda o que é o enfisema pulmonar O principal agente causador da enfermidade é o tabaco. Assim, fumantes, ex-fumantes ou fumantes passivos estão mais sujeitos ao desenvolvimento do enfisema. Além disso, outro fator de risco são doenças cardiorrespiratórias, cuja incidência também aumenta com a idade.
O Enfisema Pulmonar ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica não constitui uma contra-indicação absoluta para a realização da cirurgia. A avaliação pré-operatória pelo anestesista e cardiologista, aliado a estabilização da doença pelo pneumologista é que irão determinar o risco cirúrgico do paciente.
Quem tem enfisema pode tomar anestesia geral? Seria essencial a realização de uma avaliação pré anestésica para saber o grau de comprometimento da sua função pulmonar e o planejamento da melhor estratégia anestésica para você. Consulte seu anestesista.
Como recomendação médica, não se deve fazer abuso de alcool, para evitar outros agravos a saúde. O Alenia é uma medicação inalatória, com baixas doses dos seus componentes ativos, para ação topica em vias aéreas. Não há interação ou contraindicação do seu uso pela ingesta de alcool.
DPOC: oito cuidados que o paciente deve ter ao se exercitar
O papel da equipe de enfermagem, portanto, é de uma medida preventiva e educativa, bem como, melhorar a qualidade de vida daqueles que sofrem com a DPOC e faz uso de oxigênio domiciliar, proporcionar um ambiente silencioso, calmo, abrir as cortinas e as portas, limitar visitas, quando o paciente estiver com crise aguda ...
Ente as possíveis complicações da doença, estão o desenvolvimento de arritmias, necessidade de máquina de respiração e oxigenoterapia, insuficiência cardíaca no lado direito ou cor pulmonale (inchaço do coração ou insuficiência cardíaca devido à doença pulmonar crônica), pneumonia, pneumotórax, perda de peso ou ...
A doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, é a obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos. A doença se instala depois que há um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar.
O doente com DPOC pode ter um quadro com mais características de bronquite crônica, mas apresenta sempre algum grau de destruição dos alvéolos e hiperinsuflação. O mesmo ocorre no enfisema, que costuma ter também algum grau de produção de muco e tosse crônica.
O enfisema não é câncer, mas aumenta as chances da pessoa desenvolver câncer de pulmão, principalmente se ela continuar fumando depois do diagnóstico.