EQST

O Qu Bauman Fala Sobre A Tecnologia?

O quê Bauman fala sobre a tecnologia?

Durante sua fala, o pensador defendeu que os educadores precisam estimular determinadas características que ficam prejudicadas com a utilização da tecnologia, "paciência, atenção e a habilidade de ocupar esse local estável, sólido, no mundo que está em constante movimento.

O que é uma sociedade líquida?

Sociedade líquido-moderna é uma sociedade em que as condições sob as quais agem seus membros mudam mais rápido do que o tempo necessário para consolidação de formas de agir” (Zygmunt Bauman.

O que quer dizer tempo líquido?

Os tempos são “líquidos” porque tudo muda tão rapidamente. Nada é feito para durar, para ser “sólido”. Disso resultariam, entre outras questões, a obsessão pelo corpo ideal, o culto às celebridades, o endividamento geral, a paranóia com segurança e até a instabilidade dos relacionamentos amorosos.

Porque as amizades estão ficando líquidas?

Quando o motivo que os tornou amigos desaparece, a "amizade" se dissolve; pois que existia apenas em relação àquelas circunstâncias. Essas amizades são circunstanciais: pois que o objeto não é amado por ser a pessoa que é, mas pelo que fornece de vantagem ou prazer, conforme o caso.

O que é o conceito de modernidade líquida?

Modernidade Líquida é o termo usado pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman para definir o tempo presente, também chamado de pós-moderno por alguns sociólogos e cientistas sociais. A associação com o líquido vem do fato de que a sociedade atual seria, segundo Bauman, marcada pela liquidez, volatilidade e fluidez.

Quais são os conceitos de Bauman?

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman utilizou o conceito de “Modernidade Líquida” (ou “Pós-Modernidade”) como forma de explicar como se processam as relações sociais na atualidade. ... Esses seriam, para ele, justamente, os traços essenciais das relações sociais na atualidade.

O que é o conceito de modernidade?

A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características.

Qual o conceito de modernidade na literatura?

Ser moderno é ser diferente do normal. Criar algo moderno é criar coisas inovadoras que ainda não foram inventadas e que trara beneficios aos destinados.Na literatura os grandes autores romperam as normas de escritas criando novos estilos q foram considerados modernos.

O que é moderno e o que é modernidade?

Moderno é um "particular" e a Modernidade é um "universal. Ou seja, Moderno é a classificação de algo que se encaixaria em um ou alguns dos critérios da Modernidade, sendo um exemplo de um "modo" de ser das coisas. A República, por exemplo, é moderna, mas não é a "modernidade".

O que significa ser moderno para a filosofia?

A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.

O que é ser moderno para você?

Moderno (do latim modernus) significa algo que é recente, novo ou do tempo presente. O conceito de moderno aparece no meio do século XIX e constitui-se em uma reação ambígua da cultura à agressão do mundo industrial.

O que é moderno nos dias de hoje?

Hoje, ser moderno é eliminar estruturas hierarquizadas e não se prender a uma carreira que causa insatisfação. De certa forma, ser moderno virou retornar ao básico, ao natural, à sua própria essência, livre das exigências e das expectativas de uma sociedade com valores cada vez mais questionáveis.

Quais as características da arte do Renascimento?

A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...

Qual a importância da arte no renascimento?

O Renascimento foi um movimento de renovação das artes e ciências europeias, ( séculos XIV a XVI) marcado por valorizar a Antiguidade Clássica ( a pintura, a escultura, a literatura). ... A arte renascentista tem como características a valorização do homem, a inspiração dos modelos greco-romanos, perfeição das formas, etc.

Qual foi a importância de Michelangelo para o renascimento?

Sua força criativa era lendário, ele trabalhava como um obstinado. Foi pintor, escultor, arquiteto e poeta. Projetou a cúpula da Basílica de São Pedro e pintou os afrescos do teto da Capela Sistina. Sua representação da "Criação de Adão" é considerada uma obra-prima da história da arte.

Qual a importância da arte para o renascimento ou seja para que ela foi usada?

A valorização das potencialidades humanas: aprofundamento do emprego da razão, do espírito crítico, da criatividade e das experiências individuais; Inovações técnicas e científicas; Expansão da produção artística; O resgate do papel da mulher na renascença.

Qual foi a grande contribuição da arte renascentista?

A grande contribuição da arte renascentista foi a descoberta da perspectiva e da profundidade. ... Outros aspectos, não menos importantes, explorados pelos artistas do renascimento, foram o equilíbrio das formas e a busca da harmonia, fundamentadas na arte clássica.

Em que Renascimento proporcionou as grandes navegações?

Resposta. Resposta: era a necessidade dos europeus de conquistarem novas terras. Eles queriam isso para poder obter matérias-primas, metais preciosos e produtos não encontrados na Europa.