É normal que os testículos subam e possam se esconder na região da virilha, não sendo palpáveis. Isso acontece especialmente nas crianças, devido ao desenvolvimento dos músculos abdominais, mas pode se manter ainda durante a idade adulta, passando a ser chamado de testículo retrátil.
Se o testículo que está fora do escroto for identificado em posição mais alta, considera-se como criptorquidia propriamente dita. Por outro lado, quando adquirem ocasionalmente posição fora do escroto, estando na sua posição normal durante o repouso, denomina-se testículo retrátil.
Cuidados
É normal o homem sentir dor no pé da barriga após transar muitas vezes? Olá, Todo e qualquer tipo de dor deve ser investigada. Procure seu médico.
A dor nos testículos é um sintoma que pode afetar homens de todas as idades e que pode ser classificada como aguda ou crônica. A dor aguda é aquela que surge rapidamente e que dura poucas horas ou dias, sendo geralmente provocada por uma pancada nos testículos.
Os testículos são órgãos muito sensíveis, que podem ficar dolorosos após mínimos traumas ou pequenas inflamações. A sensação de dor nos testículos pode ter origem no próprio testículo, nas estruturas ao seu redor ou até mesmo por problemas fora da bolsa escrotal, como nos casos de pedras nos rins ou hérnia inguinal.
Principais sintomas Os sintomas da hérnia escrotal são semelhantes aos da hérnia inguinal e podem ser: Protuberância na região da virilha e no escroto; Dor ou desconforto no saco escrotal ou virilha ao se levantar, carregar peso ou se curvar; Sensação de peso ou pressão na região escrotal ao caminhar.
Uso de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos ou relaxantes musculares, como Aspirina, Paracetamol e Cizax, por exemplo, que devem ser recomendados pelo médico e utilizados de acordo com a orientação recebida.
Tratamento da distensão na virilha No momento inicial, a aplicação de gelo com intervalos de uma hora e a compressão local ajudam a controlar o sangramento e a inflamação. Muletas podem ser indicadas de acordo com a intensidade da dor.
O tratamento para distensão muscular, que consiste na ruptura do tendão que liga o músculo ao osso, ou muito próxima do tendão, pode ser feito através da aplicação de gelo nas primeiras 48 horas após a lesão e o repouso, podendo ser necessário o uso de talas ou muletas, por exemplo.