Pode acontecer de sair pus ou sangue na fralda, se ela estiver em contato com o umbigo. A região também pode exalar um mau odor, sem que isso seja, necessariamente, indício de infecção. Se a criança apresentar febre, mamar menos, apresentar inchaço ou vermelhidão em torno do umbigo, leve ao médico imediatamente.
Se você já colocou o dedo no umbigo e cheirou (vamos lá, você sabe que já tentou isso pelo menos uma vez), pode ser que tenha um pouco de odor diferente. Isso é devido a bactérias e leveduras que tendem a crescer quando se combinam com a pele morta células, cabelo e óleo.
O seu umbigo não possui uma ligação interna com nenhum dos seus órgãos. Do lado de dentro, há somente tecido fibroso, sem nenhuma utilidade. O umbigo não passa de uma cicatriz formada alguns dias após o nascimento.
3. Umbigo inflamado: o que fazer? Alguns incômodos são sinais de que o bebê está sentindo mais do que um simples desconforto. "Se houver secreção purulenta (esbranquiçada), eritema (vermelhidão) ou se a região tiver edema (inchaço) pode ser que haja infecção local", enumera Claudionor.
É normal que ocorra também um pequeno sangramento, seguido da queda do coto umbilical. É comum e normal que o coto tenha algum tipo de secreção amarelada que pode ser muito parecida com o pus, mas não se desespere mamãe, isso não quer dizer que ele esteja infeccionado.
Tomar anti-inflamatórios, como ibuprofeno, nimesulida ou cetoprofeno, por exemplo, ajudam a melhorar a dor e o inchaço; Ter cuidado com a alimentação, pois existem tipos de comida que podem dificultar a cicatrização, como doces, refrigerantes, frituras e embutidos.
Cutucar o umbigo Além de não ser bonito cutucá-lo, principalmente em público, ficar mexendo nele pode provocar alguma infecção no local. Se após cutucar você perceber que a pele ao redor está vermelha, dolorida e quente, pode ter surgido uma inflamação.
6 passos para cuidar do piercing inflamado
Mostrar especialistas Como funciona? Deve-se manter a higiene e observação. Caso haja outros sinais de infecção, como febre e vermelhidão, deve-se imediatamente procurar um atendimento médico. Caso não, utilizar o álcool a 70 para higienização da área e cobrir com gaze para que seja absorvido o exsudato (pus).
Não se costuma tratar um umbigo de recém-nascido estufado. Isso porque, na maior parte dos casos, ele regride espontaneamente antes de o bebê fazer seu primeiro aniversário. Quando a hérnia não desaparece sozinha, pode ainda ser feita uma cirurgia no umbigo estufado, a onfaloplastia, para corrigir o problema.
Isso não causa nenhum benefício, pelo contrario, podem causar irritação e infecções sérias, como o Tétano neonatal. Não deixe a fralda em cima do umbigo, Faça uma dobra, deixando para baixo do umbigo (colocar em cima pode atrasar a cicatrização e com o atrito acontecer machucar o local, causando pequenos sangramentos).
Certifique-se de permitir que o ar chegue ao coto do cordão – use uma fralda com recorte (ou dobre a borda de uma fralda regular) e evite roupas apertadas em torno da barriga do seu bebê.
Ao colocar a fralda no seu bebê, certifique-se de que a parte de trás está mais alta do que a da frente. E ao colocar a fralda, coloque as fitinhas, cole-as um pouco inclinado para baixo. Também certifique-se de que não haja grandes espaços entre as costas do bebê e a fralda.
Idealmente, a fralda deve ficar bem ajustada ao corpo da criança. No entanto, isso não significa que ela deva praticamente cortar a sua circulação. Se ficar uma marca muito visível ao removê-la, tente apertá-la menos na próxima vez.
Como trocar a fralda do bebê A fralda do bebê deve ser trocada sempre que estiver suja ou, pelo menos, a cada três ou quatro horas após o final de cada mamada, especialmente nos primeiros 3 meses de vida, porque o bebê normalmente faz cocô depois de mamar.
Os bebês choram para atrair sua atenção e expressar suas necessidades. Além do choro habitual, seu bebê pode chorar durante a troca da fralda. Mas não entre em pânico! Temos algumas dicas para acalmá-lo e criar um belo momento de cumplicidade.
Fralda apertada Ao fechar a fralda do bebê note também se as fitas adesivas da fralda estão muito separadas um da outra. “Observe se o fecho está muito abaixo do umbigo e se os cantinhos das pernas e do bumbum do bebê ficam avermelhados devido à pressão do elástico”, destaca Fabíola La Torre.
Com cerca de 9 meses, as crianças mudam novamente de tamanho e começam a usar tamanho G. Nessa fase costumam ser usadas 5 fraldas por dia. Após os dezoito meses, há nova troca de tamanho, mas a quantidade de fraldas usada diariamente permanece em torno de 5 unidades.
Por que as fraldas vazam? Uma fralda muito pequena pode vazar porque não há material absorvente bastante para o volume de urina. Se seu bebê estiver chegando ao limite superior da faixa de peso para o tamanho da fralda que ele está usando atualmente é provavelmente hora de mudar para o próximo tamanho.
Huggies
A fralda descartável Pampers Premium Care é uma opção com ótima avaliação, principalmente por conta de seu sistema contra vazamentos, que permite uma melhor distribuição do xixi e mantém o bebê seco por até 12 horas. Ainda sobre qual fralda não vaza à noite, essa opção também agrega destaque no quesito conforto.
TOP 10: Melhores fraldas de 2020
O mais sensato é pedir um maior número de fraldas tamanho M e G porque estes são os tamanhos que serão usado por mais tempo, no entanto, também é importante pedir 2 ou 3 pacotes no tamanho recém nascido à não ser que o bebê já tenha uma estimativa de peso acima de 3,5 kg.
Tamanho da fralda: recém-nascido ou RN Fraldas do tamanho recém-nascido não serão necessárias muitas fraldas, pois a maioria dos bebês passam direto para o tamanho 1. Assim que falamos de 10 a 12 fraldas por dia ou em total umas 200 a 240 fraldas.
Melhor Fralda Descartável P
Tamanho M: em média 1080 fraldas (36 pacotes), usando durante 6 meses e considerando 6 fraldas por dia; Tamanho G: em média 1500 fraldas (63 pacotes), usando durante 10 meses e considerando 5 fraldas por dia; Tamanho XG: em média 1050 fraldas (43 pacotes), usando durante 7 meses e considerando 5 fraldas por dia.