crossorigin="anonymous">
EQST

Faz Muitos Anos Ou Fazem Muitos Anos?

crossorigin="anonymous">

Faz muitos anos ou fazem muitos anos?

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Fazem 84 anos ou faz?

Se você quer usar o verbo “fazer” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, o correto é dizer ou escrever “ele fazou “ela faz”. Mas se você pretende se referir à terceira pessoa do plural, o certo é utilizar “elas fazemou “eles fazem”.

Foram ou foi 5 anos?

A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final.

Não fazem ou não faz?

Se o sujeito está explícito na oração, use “fazem”; se o sujeito é inexistente, use “faz”.

Quando usar a palavra menas?

MENAS não existe. Use sempre MENOS: “Vieram MENOS pessoas que o esperado”; “Isso é de MENOS importância”.

Foram dois anos ou foi dois anos?

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Faz ou fez aniversário?

O correto é: "Você faz aniversário este mês ou você faz anos este mês?" «Você faz anos este mês» e «comemora o seu aniversário este mês». Ainda se diz «hoje é o meu aniversário». O verbo fazer, usa-se, neste caso, para expressar tempo decorrido.

Foi ou foram tempo?

A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram.

Foram três dias ou foi três dias?

Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.

Faz toda a diferença ou fazem toda a diferença?

Se são três elementos, o verbo vai para o plural: fazem toda a diferença. Se a preposição usada fosse “ou” significaria que qualquer um dos três, sozinho, faria a diferença. Então: um bom dia, um sorriso ou um muito obrigado faz toda a diferença.

O que significa a palavra menas?

Não existe esta palavra na língua portuguesa. É empregada para ironizar pessoas que falam errado. Menas não existe, o correto é menos.

É correto dizer menas gente?

'Menas gente' ou 'Menos gente'? Essa palavra é invariável, ou seja, não possui variação de gênero e de número. Portanto, a palavra “menas”, apesar de ser muito usada, não existe na língua portuguesa.

Qual o correto foi ou foram?

Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.

Foram meses ou foi meses?

Como se escreve: foram ou forão? A língua portuguesa não admite a palavra forão como verdadeira. Isso porque “foram” é uma conjugação na terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, tanto do verbo ir quanto do verbo ser.

Quando usar a palavra houveram?

O verbo "haver", no sentido de acontecer, existir ou tempo decorrido, é conjugado somente na terceira pessoa do singular, ou seja, houve. Isso significa que, seja no singular ou no plural, independentemente do restante da frase, a opção correta é, e sempre será, houve.
crossorigin="anonymous">