Grandes Navegações é a expressão usada para se falar da exploração do Oceano Atlântico, feita de maneira pioneira por Portugal, ao longo dos séculos XV e XVI. Em 1500, os portugueses chegaram ao Brasil e deram início à colonização da América Portuguesa. ...
uma das grandes causas das grandes navegações, foram a expansão comercial e de mercado, que iniciou-se pela Espanha e por Portugal, para expandir a sua influência com as outras localidades e também, para desbravar novas terras, como o descobrimento de novos locais, e tomando posse deles, havendo a colonização mais ...
Portugal foi pioneiro na expansão marítima por ter sido o primeiro Estado unificado na Europa, ter posição geográfica privilegiada, ter forte tradição marítima e contar com uma aliança entre nobreza e burguesia que permitiu ao Estado e ao setor privado investir, juntos, no projeto.
*Afluxo de riquezas, metais preciosos e novos produtos para a Europa, proveniente do comércio e da exploração colonial. *Formação de impérios coloniais, onde foram implantados estruturas econômicas e sociais voltadas para atender aos interesses e necessidades do capitalismo nascente nas metrópoles européias.
Tradicionalmente apontam-se como fatores que influenciaram no pioneirismo português nas grandes navegações a posição geográfica privilegiada, a unificação "precoce" do Estado Português e a tradição de navegação.