Sua semeadura é indicada entre maio e julho e seu transplante para os canteiros entre agosto e setembro.
60 dias
O processo é bem simples e consiste apenas em tirar a casca da cebola, cortar e colocar a parte com as raízes na água, mas antes de chegarmos a essa parte prática é bom explicar algumas questões sobre o corte.
QUAIS OS MÉTODOS DE PLANTIO UTILIZADOS? A cebola pode ser cultivada através de semeadura + transplante, semeadura direta ou plantio de pequenos bulbinhos.
Considerando que o valor médio anual de comercialização da cebola na região do Submédio São Francisco é de R$ 0,41/kg, e a produtividade média da cebola é 20.
A cebola é considerada no Brasil, a terceira hortaliça de maior importância econômica, sendo produzida em diversos estados, com uma produtividade média de 17,88 t ha-1.
A colheita da cebola deve ser feita quando cerca de 70% das plantas tiverem sofrido tombamento (“estalo”) e amarelecimento das folhas. Para que as ramas fiquem enxutas, a irrigação deve ser suspensa de 2 a 3 semanas antes da colheita.
O alho deve ser colhido quando aproximadamente 2/3 das folhas estiverem amarelas ou secas. Nesta fase, os bulbos encontram-se fisiologicamente maduros e não haverá prejuízos à conservação dos mesmos após a colheita.
Para identificar o momento correto para a colheita, basta observar quando as folhas mais velhas começarem a amarelar e secar. Esse é o sinal de que as cabeças de alho estão prontas para a colheita. Para colher, arranque a planta inteira e sem destacar as folhas, preferencialmente em dias secos e ensolarados.
A colheita do alho pode variar entre 3 e 9 meses, dependendo da variedade e das condições climáticas. Antes de começar seu cultivo, pesquise o tempo ideal de colheita da variedade escolhida. Planeje a data de sua colheita e retire a irrigação aproximadamente 20 dias antes do tempo calculado.
Com relação aos tricomas, aqueles belos cristais que impregnam a flor, se percebermos que têm uma cor clara ou transparente, o ideal é esperar. Quando os tricomas se tornam brancos ou âmbar, eles estão prontos para a colheita. Se nos atrasarmos, perceberemos que quase todos os tricomas são âmbar ou marrom claro.
No sistema de semeadura direta, a beterraba pode ser colhida de 60 a 70 dias após o cultivo. Para mudas transplantadas, leva de 90 a 100 dias para começar a apanhar a hortaliça. Quando atingirem de seis a oito centímetros de diâmetro, as raízes estão no ponto de colheita.