Ele era completamente contra o poder despótico (o poder absoluto concentrado nas mãos de um tirano). Seu modelo defendia o respeito à liberdade e à vida, além dos direitos políticos dos cidadãos. Havia, para Montesquieu, três formas de governo centrais, sendo duas legítimas e uma ilegítima.
Para Santo Agostinho o livre arbítrio é a possibilidade que o homem tem de escolher o bem. ... A liberdade é a posição que o homem pode tomar na escolha do bem e do mal.
A resposta em Agostinho é simples: Deus criou o livre-arbítrio, porém este não é um mal, mas um bem que procede de Deus. ... Por meio desse elemento neutro o homem pode, voluntariamente, escolher o bem ou o mal. Se ele escolher o bem, certamente encontrará a liberdade. Se sua escolha for o mal, nunca poderá ter liberdade.
Santo Agostinho distingue, pois, o conceito de liberdade do conceito de livre-arbítrio. A liberdade "liberta", no sentido de que o ser humano se vê afastado do pecado, vivendo na graça divina, em oposição à escravidão, que consiste no atendimento das paixões.
O Livre Arbítrio tornou-se um dos mais renomados textos de Santo Agostinho. ... Para refutar essa doutrina, Santo Agostinho irá partir da tese de que não se deve atribuir a Deus mas ao homem a presença do Mal. Este foi criado dispondo de livre arbítrio, com direito a fazer uso de sua liberdade.
Para Agostinho o livre-arbítrio é a possibilidade de agir livremente, de acordo com a vontade, concedida por Deus. Assim, a liberdade e a graça caminham no sentido em que o Ser Humano por si só, para Agostinho, está afastado de Deus por seus pecados e é mediante a graça que ele pode se aproximar de Deus.
Livre Arbítrio (De Libero Arbitrio) foi uma obra da autoria de Santo Agostinho. Este livro, que tem data de 395, foi escrito na forma de diálogo do autor com o seu amigo Evódio. Nesta obra, Santo Agostinho elabora algumas teses a respeito da liberdade humana e aborda a origem do mal moral.
Para o Santo Agostinho, a felicidade é a ideia da posse de Deus, da sabedoria divina e da ideia da justa medida e só podia ser alcançada com uma moderação do gozo das coisas mundanas.