7 Dicas para traçar o perfil dos seus clientes e vender mais
Para reunir as informações que você precisa sobre seus clientes e prospects, é preciso cruzar diferentes dados. O ponto de partida deve ser o cadastro do cliente, mas você pode cruzar esses dados com o comportamento de navegação no seu site, pesquisas de satisfação, estudos de mercado, relatórios do SAC.
Como definir o seu Perfil de Cliente Ideal
Um ICP (Ideal Customer Profile, ou, em português, perfil do cliente ideal) é uma descrição do consumidor que mais se beneficiaria do seu produto ou serviço. O perfil do cliente ideal serve tanto para empresas B2B quanto B2C: no primeiro caso, o cliente ideal é uma empresa; no segundo, é uma pessoa.
Como entender realmente as necessidades do seu cliente?
Foco no cliente: abrace essa estratégia e impulsione seu negócio!
As expectativas dos clientes têm dois níveis: o desejado e o suficiente. O desejado é o serviço que eles esperam obter. O suficiente é o serviço que consideram aceitável receber. Os clientes querem ter um relacionamento humanizado e contínuo com as marcas.
O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) é um indicador de confiança do consumidor e é utilizado para identificar a tendência do consumo das famílias.
Por melhor que um produto ou serviço seja, a decisão do cliente dependerá de mais atributos para ser bem sucedida. É preciso levar em consideração também a percepção de valor que o consumidor tem da sua marca e do que está sendo oferecido.
Os clientes buscam um papel de protagonismo em relação às empresas, querem ser importantes e, além disso, esperam que as marcas tenham conhecimento sobre seus gostos ou necessidades que eles mesmos ainda não entendem.
De acordo com Neil Patel, quando o cliente está satisfeito com um produto ou serviço, bem como, com o atendimento de uma marca ele compra mais e com maior frequência. O que por sua vez resulta em um aumento significativo nas vendas e no faturamento de uma organização.
Entender quem são seus clientes é fator fundamental dentro de um bom planejamento de marketing, pois é assim que você consegue estudar o comportamento dos consumidores para identificar possíveis necessidades e mensurar o quanto seu produto ou serviço pode satisfazê-las.
O relacionamento com clientes é um fator estratégico Além de aumentar o engajamento com a marca, essa estratégia garante a fidelidade dos consumidores e poupa recursos, já que reter clientes é mais fácil e menos custoso do que conquistar novos.
Papel social, cultura, medos e necessidades, estágio de vida e outros fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor. ... Para entender melhor sobre o comportamento do consumidor, precisamos pensar em sua jornada, em primeiro lugar.
“Comportamento do consumidor é o estudo dos processos envolvidos na seleção, compra, uso ou descarte de produtos, serviços e ideias que satisfazem necessidades e desejos”. Dessa forma, as empresas se dedicam a estudar o conceito para entender melhor seus clientes e satisfazer plenamente suas necessidades.
Tão importante quanto conhecer o público-alvo da sua empresa é garantir que nenhuma das informações que você coletou se perca — o que demandaria novas pesquisas no futuro e, consequentemente, mais custos. A melhor maneira de fazer isso é criando um documento para registrar todas as informações do seu público-alvo.