Para remover estes e outros insetos e vermes, o brócoli deve ser mergulhado de cabeça para baixo em água fria com sal por meia hora, com uma proporção de uma colher de chá de sal para para cada 250 ml de água. Após embeber em água salgada, você deve escorrer essa água do brócolis e lavá-lo bem em água corrente.
Higienizar o brócolis Lave o brócolis sobre água fria para remover as impurezas. Se quiser higienizar o brócolis coloque-o em um recipiente com água e 1/4 de xícara de vinagre de vinho branco ou de maçã e deixe ficar por 15 minutos.
Antes de cozinhar ou comer o brócolis fresco, lave bem para tirar a sujeira, os pesticidas e os insetos que podem estar escondidos nele. Você pode lavá-lo rápido com uma mistura de água com vinagre e tirar larvas ou qualquer outro inseto com um banho de salmoura.
Para cada litro de água, é indicado usar uma colher de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente. “A água corrente faz com que resíduos de terra, ovos de insetos e lagartas se desprendam das folhas e dos alimentos", alerta Luciana.
A melhor forma de consumir o brócolis é por meio das suas folhas e talos cozidos ao vapor durante cerca de 20 minutos para evitar a perda de vitamina C. Também é possível consumi-lo cru em saladas e em sucos.
A couve é tida como anti-inflamatória, cicatrizante e, além disso, ajuda na absorção do cálcio. Para animar tal consumo, descobriu-se recentemente que ela também faz bem para o bom funcionamento do cérebro. Se você a consome todos os dias, ele pode ficar mais jovem.
Mas uma boa receita é fazer uma mistura de leite e água na proporção de 10% de leite pra 90% de água. ( 100ml de leite pra 900ml de água e assim por diante), colocar num vidro e espirrar pelo tomateiro dia sim dia não. É bom remover as folhas infectadas para que não espalhe para as outras também.