crossorigin="anonymous">
Deixar o cabo de áudio junto com o cabo de força pode causar essa interferência e gerar barulhos. Então, a alternativa óbvia é separá-los. Outra medida para eliminar o zumbido é usar cabos balanceados (do tipo que tem três conectores) ao invés do cabo não balanceado de apenas dois fios.
Perceba que a partir de um determinado volume, o som começa a perder nitidez e se distorce à medida que o sinal aumenta usando caixas de sons ruins. A distorção é o primeiro sinal de que a caixa não está dando conta de reproduzir o sinal que recebe.
Pode ser o som da televisão ou rádio quando não estão sintonizados ou até mesmo o barulho constante do ar-condicionado. Em ambos os casos, trata-se de um ruído branco, sinal sonoro que contém todas as frequências na mesma potência.
A principal causa de ruídos no sistema de áudio são os loops de terra, que nada mais é do que a circulação errada de corrente elétrica através do aterramento. O sintoma mais corriqueiro é um zumbido, de volume baixo ou alto, saindo das caixas de som.
O termo ruídos na comunicação se refere a qualquer elemento – interno ou externo – que possa interferir no processo de comunicação entre um falante e um ouvinte (emissor e receptor).
Quais fatores contribuem para esses ruídos?
O referente também é chamado de contexto. Isto é, é o assunto que é tratado no conteúdo que compõe a mensagem. O referente, assim como o código, deve ser compartilhado entre o emissor e o receptor.
Código – é o conjunto de sinais utilizados na comunicação para transmitir a mensagem, podendo ser de várias maneiras, como as que vimos por meio dos exemplos acima.
Sua proposta, portanto, procurava explicar o que seria a comunicação a partir de seis elementos: emissor, mensagem, receptor, canal, código e referente. ...
Para Jakobson, qualquer dado ato de comunicação verbal é composto de seis fatores: Emissor: orador, narrador, autor. Receptor: ouvinte, leitor, telespectador, usuário, destinatário. Código: o sistema linguístico ou comunicativo, um conjunto de signos e regras linguísticos.
São elas: a) Função referencial ou denotativa: traduz com objetividade a realidade ao emissor. Quando o objetivo do emissor é informar de forma direta, sem julgamentos. b) Função emotiva ou expressiva: quando o emissor quer demonstrar seus sentimentos ou opiniões a respeito de algum assunto ou de alguém.