Veja a seguir 6 grandes nomes da literatura infantil brasileira e conheça um pouco sobre suas obras:
Monteiro Lobato
A literatura infantil, basicamente, é para crianças mais novas, de pouca idade. Já a infanto juvenil, é mais para pré-adolescentes e adolescentes.
Relativo ou destinado à infância e à juventude (ex.: literatura infanto-juvenil ). Plural: infanto-juvenis . Plural: infanto-juvenis . Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: infantojuvenil.
Obras literárias destinadas às crianças com dois a quatro anos de idade possuem apenas grupos de palavras e/ou poucas e simples frases. Aqui, livros são coloridos e/ou possuem muitas imagens e/ou fotos, tanto porque criança está apenas começando a aprender a ler, bem como estimula a criança por mais livros/histórias.
A literatura infantojuvenil pode apoiar o aprendizado na escola e contribuir para o desenvolvimento da postura cidadã e de valores dos alunos. Por isso, não se pode menosprezá-la, já que ela também faz parte do processo de formação de qualquer pessoa.
A literatura infantil teve origem no século XVII com Fenélon (1651-1715), com o intuito de educar moralmente as crianças. Nessa época as histórias continham informações maniqueísta que tinham como objetivo transmitir aos leitores o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado.
A origem do gênero infantojuvenil começa a se delinear na passagem entre os séculos XVII e XVIII quando a criança passa ser considerada em suas especificidades e suas diferenças em relação aos adultos. ...
Considerando que as obras adaptadas eram de origem europeia, o primeiro registro de literatura infantil brasileira dá-se pelas mãos de Monteiro Lobato, em 1920, com a obra A menina do narizinho arrebitado (CADEMARTORI,1986).
A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamen- te com a função de educar moralmente as crianças. As histórias tinham uma estrutu- ra maniqueísta, a fim de demarcar clara- mente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado.
Contos da Mamãe Gansa
A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. ... Assim, a produção literária começa quando os portugueses escrevem sobre suas impressões da terra encontrada e dos povos que aqui viviam.
a Carta de Pero Vaz de Caminha
O primeiro documento produzido no Brasil, a Carta de Pero Vaz de Caminha, é considerado também como o primeiro texto literário do Brasil, embora tenha sido escrito por um português.
Esse período é representando pelas seguintes escolas: Quinhentismo (de 1500 a 1601);...Representam o período as seguintes escolas:
Os movimentos influentes no Brasil e em Portugal podem ser divididos da seguinte forma: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo/Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).
A Era Colonial é representada pelas seguintes Escolas Literárias: Quinhentismo (de 1500 a 1601); Barroco (de 1601 a 1768); Arcadismo (de 1768 a 1808);...São elas:
Chamamos de Escola literária as manifestações literárias ligadas por denominadores comuns, ou seja, obras que tenham características afins. ... Assim, textos de autores com mesmas características num mesmo período histórico, sob mesmo contexto social e sob mesma influência filosófica pertencem a uma mesma Escola literária.
Espontaneidade, liberdade artística, multiplicidade de estilos e combinação de tendências são as principais marcas dessa escola literária. Saiba mais sobre as escolas literárias da era nacional: Romantismo. Realismo.
A que precedeu foi o Arcadismo e a que lhe seguiu foi o Realismo, juntamente com o Naturalismo.