Esse tipo de jogo foi criado, provavelmente, junto com as primeiras civilizações, nos anos 5.
Com isso, a criança estimula e desenvolve importantes habilidades como a comunicação verbal, o raciocínio lógico, atenção, concentração e a interação social. Os jogos promovem entre os participantes o respeito, a paciência e ensinam as diferenças existentes entre os jogadores e da sociedade em que vivemos.
Os Jogos de Tabuleiro Modernos apresentam grandes variações em suas características, porém costumam ter a tendência em torno de um eixo comum: tempo curto de jogo (normalmente duram de 30 minutos a duas horas); grande interação entre os jogadores; conflito indireto entre os jogadores (competição por recursos e/ou ...
Egito antigo
O primeiro jogador de damas, cujo nome é Publius Mucius Scaevola, viveu no século II AC. No século VI DC ou um pouco antes, o nome Latino para o Jogo mudou para Jogo com Peças e havia um segundo jogo de tabuleiro com o mesmo nome: trilha, o que prova que o Jogo de Damas e a Trilha eram jogados juntos frequentemente.
Os historiadores rastrearam a sua origem para 1400 a.C. e dizem que sua popularidade era tão grande que foi jogado em todo o mundo ocidental por milhares de anos. Por volta de 1100 d.C., um francês teve a ideia de jogar Damas em um tabuleiro de xadrez. Isso significava expandir o número de peças para 12 de cada lado.