Em teoria musical, a escala menor é uma escala diatônica cujo terceiro grau (chamado mediante) está a um intervalo de terça menor (um tom e um semitom) acima da tônica. Os graus 6º e 7º também são menores, em oposição aos graus 6º e 7º da escala maior, que são graus maiores.
Você sabia que o modo menor tem três formas de escala? O modo menor pode se manifestar, principalmente através de sua escala menor antiga, conhecida também como natural ou primitiva, da harmônica ou da melódica. Como construir a escala menor natural, harmônica e melódica?
Em música, a tonalidade relativa menor de uma particular tonalidade maior (ou o relativo maior de uma tonalidade menor) é a tonalidade que tem a mesma armadura de clave, mas uma tónica diferente, como oposta menor ou maior, respectivamente.
A expressão "relativo" se refere a escalas e também acordes; o tom relativo de um "tom maior" se encontra uma terça menor (três semitons) abaixo do tom e, o tom relativo de um "tom menor" se encontra uma terça menor (três semitons) acima do tom.
Escala Maior: Lá b Maior – Escala relativa menor: Fá menor. Escala Maior: Lá Maior – Escala relativa menor: Fá# menor. Escala Maior: Si b Maior – Escala relativa menor: Sol menor.
Si maior (abreviatura no sistema europeu Si e no sistema americano B) é a tonalidade que consiste na escala maior de si, e contém as notas si (B), dó sustenido (C♯), ré sustenido (D♯), mi (E), fá sustenido (F♯), sol sustenido (G♯), lá sustenido (A♯) e si (B). A sua armadura contém cinco sustenidos.
E no exemplo das escalas aqui, quando usamos a escala maior a terça que usaremos será maior. Já se usarmos uma escala menor, então a terça será menor. Resumindo, se a terça de um acorde é menor, então ele automaticamente será um acorde menor. E se uma terça é maior, então o acorde será maior.
Fá maior (abreviada no sistema europeu como Fá, e como F no sistema norte-americano) é a tonalidade em que consiste a escala maior de fá, e contém as notas fá, sol, lá, si bemol, dó, ré, mi e fá. Sua armadura contém, pois, um bemol. Sua tonalidade relativa é ré menor e a tonalidade homônima é fá menor.
Fá sustenido maior (abreviatura no sistema europeu Fá♯ M e no sistema americano F♯) é a tonalidade que consiste na escala maior de fá sustenido e contém as notas fá sustenido, sol sustenido, lá sustenido, si, dó sustenido, ré sustenido, mi sustenido e fá sustenido. A sua armadura contém seis sustenidos.
A = LÁ, B = SI, C = DÓ, D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL, em alemão.
LOCALIZANDO A NOTA FÁ Então aqui vai uma dica muito objetiva para você: Todo piano ou teclado possui 5 teclas pretas divididas em grupo de duas e três teclas. No grupo de três teclas a nota Fá é a primeira tecla branca, antes da primeira tecla preta (Fá#).
Localizando: Nota “Sol” No grupo de três teclas a nota sol é a primeira tecla branca, depois da primeira tecla preta (Fá#).
Você vai aprender e tocar 168 acordes no teclado. São tríades e tétrades com inversões esplendorosos para você tocar agora.