Como surgiu o cupim? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Os cupins existem na Terra há muito mais tempo que o próprio homem. Restos fossilizados desses insetos já foram encontrados em formações geológicas datadas de 55 milhões de anos. ... Cupim pode ser um problema para quem tem móveis de madeira, livros, papéis, discos de vinil, fotografias… ufa!
O que que os cupins comem?
Dependendo da espécie, são total ou parcialmente auxiliados por organismos como bactérias, protozoários ou fungos que vivem dentro de seu aparelho digestivo e se alimentam de madeira. Dentro do corpo do cupim, esses organismos ingerem as partículas de madeira, digerem e excretam.
Qual a classificação do cupim?
O cupim é um inseto, portanto invertebrado, pertencente a ordem Isoptera, também sendo conhecido como térmita, siriri ou aleluia, dependendo da região.
O que é ordem isoptera?
Isoptera é uma subordem a qual engloba os cupins, que são insetos eussociais (baratas sociais). São denominados termites ou cupins (no Brasil), térmite ou térmita (em Portugal), salalé (em Angola) e muchém (em Moçambique).
Qual a comida preferida dos cupins?
Os cupins se alimentam de madeiras e qualquer outro material que contenha celulose, como papel, papelão, tecidos, plantas vivas, etc. Na busca constante da celulose os cupins podem danificar inúmeros objetos e materiais que não contem celulose, na maioria das vezes porque esses materiais estão no seu caminho.
O que o cupim pode causar?
O cupim ajuda também no processo natural de reciclagem. O problema acontece quando o cupim invade ambientes internos de residências e empresas, causando prejuízos e afetando a saúde das pessoas. Os insetos não transmitem doenças diretamente, mas podem aumentar transtornos alérgicos e respiratórios em pessoas sensíveis.
Quais as características do cupim?
Os cupins possuem: Cabeça livre com formatos e tamanhos variados; Olhos compostos nas formas aladas e atrofiados nas formas ápteras, geralmente tem dois ocelos (olhos menores, comuns nos insetos)
Como identificar a rainha dos cupins?
Vá para o coração do ninho, a rainha geralmente se encontra no centro. Você deve procurar por um cupim gigante. Sério, a rainha é de dez a vinte vezes maior do que os outros cupins, e terá um grande abdômen.
Como um cupim se torna rainha?
Milhares de ovos são produzidos anualmente pela rainha e são cuidados pelos operários. Dos ovos nascem as ninfas, que são alimentadas por substância regurgitada pelos operários, estes estéreis e cegos, buscam material celulósico para alimentar toda a colônia. Alguns cuidam da rainha, ovos, soldados e ninfas.