Você provavelmente já viu ídolos tirarem seus fones de ouvido, também conhecidos como "pontos" ou "retorno", no meio de uma performance no palco. ... Esse fones ajudam a remover ou diminuir os sons indesejados, os retornos de ouvido ajudam a amplificar a voz, para que os cantores possam ouvir melhor como elas soam.
O retorno de ouvido funciona como o audio (retorno comum), a unica diferença é que ele fica direto no ouvido, ou seja, vc escuta todo o som que passa pela mesa de som direto no ouvido !!!!!! ai vc pode aumentar/diminuir a sua voz !!!
O que é fone de retorno in ear De forma resumida: com o fone de retorno in ear você consegue ouvir o seu som e também o produzido pelo resto da banda. Tudo isso num dispositivo que cabe na palma da sua mão, e cuja mixagem pode ser feita previamente e não depende em nada do tipo de ambiente em que o show será realizado.
O ponto nada mais é que um retorno de ouvido, normalmente é usado para o cantor ou músico se ouvir, seja voz ou instrumento.
Como são as ligações? Primeiro, cada músico vai plugar seu instrumento no amplificador de fone. Nesse ponto cada um vai poder ouvir o seu próprio instrumento, com o volume regulável. Depois, cada músico vai ligar a saída paralela do seu amplificador de fone na entrada da mesa.
Porque alguns cantores como Mariah Carey colocam a mão o tempo inteiro em um ouvido quando cantam? A Mariah aprendeu à fazer algumas notas e acertar o tom delas ouvindo-as. Quando você coloca um dedo sobre o ouvido, você consegue ouvir o que está cantando. O nome disso é Retorno.
Fone profissional: lista traz modelos da Sony, AKG e mais para comprar
Para conseguir colocar os fones corretamente você deve passar o fio por trás da sua orelha e depois encaixar no ouvido. Isso faz com que o fone fique no ângulo certo para alcançar o canal auditivo. Desse modo não é necessário empurrar o fone dentro da orelha.
Modo certo de ligar fones na saída da mesa
Moderator. Sendo assim, pegue um sinal deste AUX que está sendo enviado para algum lugar, entra na mesa da bateria em um canal LINE. Assim o baterista pode usar o recurso PHONE da mesa como retorno próprio, acionando o PFL dos canais que ele quer ouvir.
Ligar em cada canal do powerplay(Direct IN) um instrumento atravez do insert de cada canal da mesa... e ligar no Main IN do power play um sinal que sai de um dos auxiliares da mesa e cada instrumentista iria ouvir, por exemplo, do lado direito do fone seu instrumento e do lado esquerdo um sinal geral de vocalistas e um ...
Assim podemos imaginar ser a função dos auxiliares numa mesa de som que abrem a passagem do sinal de um canal para um caminho que conduzirá ou ao palco ou a um módulo de efeitos.
O botão PFL está localizado logo antes do fader de volume e, quando pressionado, conecta o sinal daquele canal diretamente na saída de MONITORAÇÃO, antes do fader. A sigla PFL significa justamente pre-fader-listen, ou "escutar-antes-do-fader".
Esse cabo costuma ser usado para ligar a saída de áudio do seu computador, por exemplo, a uma caixinha de som com essa entrada ou mesmo um subwoofer.
Como ligar fone retorno na mesa ? A maneira mais comum desta ligação é usar um amplificador para fone de retorno na saída de uma mesa de som, e deste amplificador para os fones.
Bom toda mesa de som tem varias saídas, alem da Principal . E outra importante é a saída de retorno e ou auxiliar/monitor(output) nº 1. É nesta saída ( geralmente P-10) que Você vai conectar uma das pontas do cabo ( p-10 x p-10 ) E a outra ponta do p-10, liga-se na entrada line da caixa ativa.
Mas aqui na nossa igreja, os monitores (retornos) são ligados da seguinte forma: São um par de monitores ativos da Oneal, então do monitor Ativo sai um cabo balanceado XLR (mesmo usado para microfone), entra na medusa, que leva o sinal até a outra ponta, que é ligada nas saídas de auxiliares SEND na mesa.
Ligue o retorno na saída "AUX SEND 1" da mesa. Dessa forma você consegue ter controle independente do que vai para o retorno e do que vai para o PA. Dose o volume individual de cada canal usando o potenciômetro AUX 1 do canal.
Não é fazer uso da medusa, mas ligar as caixas de retorno direto no amplificador. Assim os cabos passariam pela mesma tubulação que passa a medusa. perfeito, só lembre de usar o cabo certo para a ligação das caixas! nao va usar cabo coaxial.
O posicionamento dos canais surround tem como base a posição da cabeça dos ouvintes e principalmente a altura da parede onde as caixas serão instaladas. E embora não exista uma regra absoluta, o ideal seria medir a altura da parede e instalar a caixa em cerca de 2/3 da mesma, a partir do chão.
Os cabos para a ligar entre a saida da mesa e a entrada do amp, pode ser o mesmo que você usa na guitarra. E os cabos que você, ira usar para a ligação entre o amplificador e a caixa, não será o mesmo não, tem que ser cabo paralelo.
Para ser instalado diretamente em um sistema de som residencial, primeiro conecte um cabo no positivo da bateria no outro no positivo do módulo amplificador. Faça a mesma coisa com o cabo negativo, ligando no negativo da bateria, no negativo do amplificador.
Basta 2 cabos XLR para ligar a mesa ao primeiro amplificador. Depois 2 cabos XLR para RCA para ligar o primeiro amplificador ao segundo amplificador.
Se você quer ligar esse esquema pra Mesa de som mandar o sinal pra Caixa amplificada, é só ligar a saída da mesa (Master, Output, Line Out, L/R...) na entrada da caixa através do cabo P10 ou XLR, de acordo com a caixa...