Hemangioma Hepático. Hemangiomas são pequenos tumores benignos formados por vasos sanguíneos enovelados. Surgem durante a formação do embrião, antes do nascimento, podendo ocorrer em diversos órgãos, entre eles a pele e o fígado. Manchas de nascimento vermelhas normalmente são causadas por hemangiomas na pele.
Alguns bebês, logo após o nascimento, desenvolvem uma mancha ou saliência vermelha na pele. Trata-se de hemangioma, tumor benigno presente em cerca de 3% dos recém-nascidos, que exige atenção por parte dos pais, mas não predispõe ao desenvolvimento de outras doenças.
Os hemangiomas devem ser distinguidos das mucoceles, das manchas e malformações vasculares e de outros tumores vasculares da infância. Diante desta informação, o diagnóstico diferencial pode ser estabelecido de forma simples e segura pela anamnese, exame clínico, e por manobras semiotécnicas, como a vitropressão.
O termo Hemangioma é usado constantemente para designar Hemangiomas e Malformações Vasculares. Muitos pacientes com quadro de Malformação Venosa, Arterio-Venosa e Malformação Linfática (Linfangioma) são chamados erroneamente de pacientes com Hemangioma.
Mancha angiomatosa: é mancha de cor vermelha, permanente, plana, que desaparece quase completamente por vitropressão forte, causada por neoformação névica de capilares da derme. Mancha anêmica: área esbranquiçada, permanente, determinada por agenesia vascular.