Principais Filósofos Contemporâneos
No blog de hoje, listamos os filósofos mais importantes da atualidade que podem vir a cair na prova do ENEM e de outros vestibulares.
Conheça 6 dos filósofos mais importantes da história
Dentre os principais autores da filosofia contemporânea, destacam-se: Auguste Comte (1798-1857): precursor dos pensamentos positivistas e da Sociologia. Fundador da escola positivista de filosofia, Comte pauta suas ideias no desenvolvimento de uma ciência inspirada no progresso científico e na apresentação de dados.
A filosofia contemporânea foi desenvolvida ao longo do século XVIII. O marco filosófico deste período foi a Revolução Francesa, que ascendeu a reflexão sobre as diferenças de classe dentro da sociedade. Assim, esse período reflete aos séculos XVIII, XIX e XX.
A Filosofia Contemporânea inicia-se no século XIX e perdura até os dias atuais, tendo como marca principal a crítica ao cientificismo moderno e às estruturas racionais. A Filosofia Contemporânea, cronologicamente, situa-se entre algum período impreciso do século XIX até os dias atuais.
Resposta. Explicar a consciência e a existência humana. Explicação: Após o homem virar o centro das preocupações filosóficas, entender a consciência humana, bem como a sua existência, passa a ser o objeto de estudo da Filosofia.
A resposta correta é : Cientificismo moderno e as estruturas racionais. Explicação: Crise do homem contemporâneo é um questionamento que ela faz. Já os aspectos de crítica a Filosofia Moderna são esses: Cientificismo moderno e as estruturas racionais.
Iniciada com a Revolução Francesa, a Idade Contemporânea é caracterizada como o período de expansão do capitalismo a todo o globo. Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da História, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a queda da Bastilha em 14 julho de 1789, até os dias atuais.
Principais acontecimentos da Idade Contemporânea
Assim como a Idade Moderna, simbolicamente, teve início com a conquista de Constantinopla pelos turcos-otomanos em 1453, a Idade Contemporânea teve seu marco inicial simbólico com a irrupção da Revolução Francesa em 1789.
Resposta: É por essa época que começa a se esboçar o conceito de emprego. Com o advento da Revolução Industrial, êxodo rural, concentração dos meios de produção, a maior parte da população não tinha nem ferramentas para trabalhar como artesãos. ... O conceito de emprego é característico da Idade Contemporânea.
Trabalho escravo contemporâneo é o trabalho forçado que envolve restrições à liberdade do trabalhador, onde ele é obrigado a prestar um serviço, sem receber um pagamento ou receber um valor insuficiente para suas necessidades e as relações de trabalho costumam ser ilegais.
No capitalismo contemporâneo, trabalhar significa produzir-se. ... Anteriormente à Revolução Industrial, o trabalho era fundamentalmente concebido como uma atividade dirigida à subsistência, envolvido com o provento de necessidades vitais relativas à sobrevivência e reprodução da espécie.
O trabalho na idade moderna começou a ser mais do que apenas uma prática de sustento e, após a valorização da pobreza e abdicação de bens materiais instituída pela Igreja Católica, a modernidade e o pensamento calvinista passou a valorizar a prosperidade econômica.
O trabalho na Antiguidade era completamente diferente do trabalho atual, uma vez que não existiam direitos trabalhistas, e sim a escravidão, em que o individuo tinha que se submeter a condições sub-humanas, simplesmente para garantir a sua subsistência e sobrevivência.
1.
A Idade antiga surge com base no trabalho escravo, pois assim surgiram as primeiras civilizações. Desta forma, os escravos eram grande parte da sociedade. Porém, o trabalho assalariado passou então a ser comum nas relações de pequeno porte, como a contratação de alguém por um artesão, ou por um político.
No passado, as sociedades dividiam o trabalho entre trabalhadores livres e escravos. As pessoas escravizadas realizavam os serviços mais desprezados pela comunidade e não podiam fazer outra coisa. Além disso, não eram pagas por seu trabalho. ... Da mesma forma que os escravos, os servos também trabalhavam sem pagamento.
Na Antiguidade, não existia a noção de emprego. A relação trabalhista que existia entre as pessoas era a relação escravizador-escravo. ... Nessa época, todo o trabalho era feito por escravos. Havia artesãos, mas estes não tinham patrões definidos, tinham clientes que pagavam por seus serviços.
O trabalho teve sua origem no momento em que o ser humano apareceu, a partir da elaboração de ferramentas de pedra, meio pelo qual o homem começou a buscar formas de se alimentar. Desde então, o trabalho passou a fazer parte de uma das necessidades do ser humano.
O conceito de trabalho é geralmente entendido como a atividade humana realizada com o objetivo de produzir uma forma de obtenção de subsistência. O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento.
O trabalho na idade média era caracterizado pelo trabalho servil, considerando que foi o período do feudalismo o trabalho era em sua grande parte agrícola e realizado nos feudos onde os senhores feudais ofereciam terras em troca de grande parte da produção.
Ao longo da história o trabalho tem sido compreendido como ao imposto a quem não tem dinheiro, prestígio por isso uma das possíveis origens da palavra trabalho podem do termo Latino tripalium que nada mais era do que um instrumento utilizar na lavoura para bater trigo posteriormente tornou-se um instrumento de tortura ...
Home office é um termo emprestado do inglês, usado para descrever o trabalho realizado em casa. Dependendo do contexto, o “escritório em casa” pode remeter não apenas à residência, como também ao trabalho executado em qualquer local fora da empresa.
Estar empregado no contexto social significa uma visibilidade positiva perante o grupo familiar e comunitário, sendo que há implicações diretas na vida do indivíduo, se evita a escassez de recursos e a dependência de terceiros.
Trabalho livre é a definição que dou para o momento em que uma pessoa está engajada em atividades relacionadas à empresa, mas sem qualquer amarra com chefe, cliente, hard deadline, ou qualquer uma das limitações convencionais com as quais ela lida no dia-a-dia. Por isso o nome “livre”.
Dentro deste grupo de trabalhadores livres estavam os degredados portugueses, escravos forros, os mestiços, pardos e brancos, é um grupo bastante variado onde a posição social e o serviço são variáveis, um trabalhador livre pode ser médico e outro um simples cavador de valas, boa parte desses homens livres não viviam ...
Na sociedade grega, a concepção de trabalho está ligada à atividade manual e é considerada indigna do homem livre, o qual se destinava à meditação e à fruição dos prazeres da vida. ... Desta forma, o trabalho intelectual dos sábios é altamente valorizado e o trabalho manual, dos escravos, desprezado.
Trabalho escravo é trabalhar em tudo sem escolher. E trabalho livre trabalha onde quiser e de que quiser.