O período regencial foi dividido em duas partes: Regência Trina (1831 a 1834) e Regência Una (1834 a 1840). Naquele momento, a Assembleia possuía três grupos: Moderados (maioria, representavam a elite e era defensores da centralização), Restauradores (defendiam a restauração do Imperador D.
Resposta. O período regencial foi uma fase da política brasileira em que regentes, elegidos por assembléia, foram encarregados de governar o Brasil. Esse processo político se iniciou após a abdicação do trono feita por dom Pedro I, onde o seu herdeiro deveria assumir.
Em meio às reuniões e debates que aconteceriam para a organização da ordem regencial, temos o aparecimento de três grupos políticos mais importantes: os liberais moderados, os liberais exaltados e os conservadores. Não pare agora...
Depois do fim do Primeiro Reinado, com a abdicação de Dom Pedro I ao trono, em 1831, inaugurou-se o chamado Período Regencial, marcado por uma forte instabilidade política e revoltas que quase levaram a fragmentação do país. Ao abdicar, Dom Pedro I deixou seu filho, Dom Pedro II, como seu sucessor.
Período regencial - Transição entre o primeiro e o segundo reinado foi turbulenta. O período regencial brasileiro durou praticamente uma década: de 1831 a 1840. Trata-se da fase de transição entre o primeiro e o segundo império - ou seja, o período compreendido entre os reinados de D. Pedro 1° (1822 a 1831) e D.
O Segundo Reinado estendeu-se de 1840 até 1889 e pode ser organizado nas seguintes fases:
O fim da monarquia no Brasil foi resultado do desgaste dessa forma de governo com os interesses da elite política e econômica do país. Sua queda ocorreu por meio de seu rompimento com três importantes grupos do país: a Igreja (fator menos relevante), o Exército e a elite escravocrata.
Império - Segundo Reinado (1840-1889) - Pedro 2º e pacificação
A cultura do café constituiu, no período da República Velha, sobretudo na fase conhecida como “república dos oligarcas” (1894-1930), o principal motor da economia brasileira. Esse produto liderava a exportação na época, seguido da borracha, do açúcar e outros insumos.
→ O período de 1889 a 1894 é também conhecido como República da Espada. → A República Velha contou, ao todo, com treze presidentes e com outros dois que não puderam assumir a presidência. → O mandonismo, clientelismo e coronelismo são características importantes desse período.
O predomínio das oligarquias resultou em algumas características que são consideradas grandes marcas da Primeira República. Essas características são o mandonismo, o clientelismo e o coronelismo. ... Essas políticas foram muito importantes, porque reduziram os conflitos entre as oligarquias, mas não acabaram com eles.
Até a Primeira Guerra Mundial, a organização de um sistema escolar nas zonas coloniais não preocupava o governo federal. ... Assim, com o decreto 13.