O canabidiol (CBD) pode ajudar no abandono gradual dos fármacos benzodiazepínicos, como o Alprazolam. Afinal, ele trata justamente os sintomas apresentados por quem tenta largar a medicação. É o que mostra um estudo de 2019, publicado no Centro Nacional de Biotecnologia dos Estados Unidos.
2.
São fármacos que produzem efeito ansiolítico, se constituem na classe de medicamentos mais importante para o controle da ansiedade, devido a sua grande eficácia, relativa seletividade de efeitos, baixa toxicidade e pouca capacidade de produzirem dependência.
Os benzodiazepínicos são os fármacos ansiolíticos mais amplamente empregados, tendo substituído os barbitúricos e o meprobamato para o tratamento da ansiedade, pois são mais eficazes e mais seguros. Atualmente, há cerca de 20 derivados benzodiazepínicos disponíveis.
Ocorre tolerância ( i.e., doses progressivas necessárias para produzir o efeito procurado) com todos os benzodiazepínicos, assim como dependência, que é seu principal inconveniente. A tolerância parece representar mudança em relação aos receptores, mas o mecanismo não foi bem compreendido.