crossorigin="anonymous">
Continua a escrever-se sensório-motor. Para dúvidas sobre a ortografia das palavras em português do Brasil, deve consultar o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, cuja 5. ª edição, conforme o novo Acordo Ortográfico, está disponível no sítio da Academia Brasileira de Letras.
O estágio sensório-motor e projetivo (1 a 3 anos) é caracterizado por atividades de exploração concreta do espaço físico: agarrar, segurar, apontar, andar etc., auxiliadas pela fala.
Dos três meses de idade até aproximadamente o terceiro ano de vida, a criança passa pelo estágio sensório-motor e projetivo. É uma fase onde a inteligência predomina e o mundo externo prevalece nos fenômenos cognitivos. ... Os pensamentos, nesse estágio, muito comumente se projetam em atos motores.
Wallon, na sua Teoria dos Estágios, explica que no estágio impulsivo-emocional: O recurso da aprendizagem é a fusão com os outros.
Predominantemente afetivo, onde o sujeito se expressa por meio de movimentos corporais, do contato corporal e do toque. ... Aqui, o aprendizado demanda uma presença e uma qualidade de troca corporal intensa, que passa pelo tato, pelo toque e pela segurança do embalo.
Henri Paul Hyacinthe Wallon foi filósofo, médico, psicólogo e político francês. Nasceu em 1879, em Paris e dedicou sua vida a pesquisa e observação da criança em ambiente escolar. Ele propôs o estudo do ser humano inteiro. Ou seja, não só na parte cognitiva, como também em questão da afetividade e motricidade.
Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.
A afetividade representa a energia que direciona e motiva o aluno ao ato de aprender, desta forma, ratifica-se a importância do relacionamento afetivo durante o processo de ensino aprendizagem e as atitudes, tanto do professor quanto do aluno, para o sucesso escolar, de acordo com Saltini (1999, p.
O vínculo afetivo como uma forma de se relacionar com o outro na perspectiva de manter-se ligado emocional e/ou comportamentalmente, apresenta-se na relação cuidador e criança como um meio de subsistência e manutenção de um ambiente adequado para o desenvolvimento maturacional sadio desta última.
O sistema afetivo faz julgamentos e rapidamente ajuda a determinar se as coisas no ambiente são perigosas ou seguras, boas ou más (Norman, 2004).
A Pedagogia Afetiva busca o desenvolvimento cognitivo por meio das interações afetivas, tornando a aprendizagem mais agradável e significativa. Neste artigo, conheça mais sobre essa proposta pedagógica e veja os diferenciais de incorporar o que é humano à escola.