Ande com as mãos para frente, mantendo as pernas esticadas: você consegue e vai notar como o movimento exercita a parte superior do abdômen. Não precisa dar passos gigantescos com as mãos: de pouquinho em pouquinho dá para chegar longe.
Como fazer: de bruços, apoiar as mãos e os dedos dos pés num colchão, deixando os braços e pernas totalmente estendidos e na mesma altura dos quadris e ombros, respectivamente. Manter as costas retas, o pescoço alinhado com a coluna, o olhar para baixo e o abdômen e os glúteos contraídos. Ficar nessa posição por 30 segundos ou mais, descansar por 30 segundos e fazer 3 repetições desse exercício.
Após isso, faça o exercício sempre respeitando seus limites – não é porque seu amigo, que é mais condicionado, faz que você tem que fazer na mesma intensidade. Tenha em mente que cada corpo reage de uma forma e cada um tem o seu limite.
Como a prancha trabalha os músculos do corpo inteiro, como core, glúteos, costas, braços e ombros, esse exercício também ajuda a aumentar o gasto de calorias, favorecendo no emagrecimento. Veja outros exercícios indicados para emagrecer.
Apesar de ser um exercício para fortalecer core e lombar, serve como uma atividade que melhora sua flexibilidade, pois há variações de pranchas que garantem esse benefício, a flexibilidade da cintura escapular.
O exercício prancha é usado para trabalhar a região abdominal e também lombar, fortalecendo o core para que o corpo mantenha a posição ereta, pois o nosso corpo está constantemente acionando o core para manter o equilíbrio e a posição da coluna vertebral.
Seja qual for seu objetivo, meu conselho aqui é verificar as características da prancha, como: Litragem (Volume), meio (Largura), comprimento (5'11” ou 6'0”), tipo de Rabeta, Outline etc. e checar se essas características condizem com o seu perfil de Surfista, tipo de mar que irá cair e seu objetivo com aquela prancha.
Inicialmente, para facilitar o exercício, pode-se deixar os joelhos flexionados e os pés um pouco atrás da lina da coluna, tocando-os no chão enquanto se mantém o tronco elevado para cima.
Há aquelas com titânio (indicada para cabelos secos), turmalina (reduz o frizz e garante o brilho), safira (agride menos, indicada para os mais volumosos ou curtos) e infravermelho (auxilia na limpeza e recuperação dos fios).
Dessa vez, mantenha mãos e braços parados, e caminhe em direção às mãos. Se não conseguir caminhar até chegar nas mãos, tudo bem! Tente chegar o mais perto possível. Importante: levante os quadris (como se alguém estivesse puxando seus quadris para cima com uma corda).
Lembre-se que antes de começar o treinamento é preciso procure uma orientação de um profissional de educação física para que este possa te auxiliar de forma correta na execução do movimento.
Portanto se há dúvidas se o exercício pode ser incluido no treino de abdômen quando o objetivo máximo é melhorar a qualidade desta área, não tenha dúvidas de que a prancha será uma ótima adição.
Há aquelas com titânio (indicada para cabelos secos), turmalina (reduz o frizz e garante o brilho), safira (agride menos, indicada para os mais volumosos ou curtos) e infravermelho (auxilia na limpeza e recuperação dos fios).
Esse exercício é um dos principais e mais utilizados para fortalecer o core. Com o fortalecimento dessa região, o corpo fica mais protegido contra lesões de hérnia de disco e dores na coluna, pois o core fortalecido garante a estabilidade da região superior.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.