Para determinar a inversa de uma matriz, basta multiplicar a matriz dada por uma matriz genérica de termos a11, b12, c21, d22, dada a igualdade a uma matriz identidade.
Assim podemos concluir que: Se somarmos a matriz A com a matriz B de mesma ordem, A + B = C, teremos como resultado outra matriz C de mesma ordem e para formar os elementos de C somaremos os elementos correspondentes de A e B, assim: a11 + b11 = c11. Assim: A + B = C, onde C tem a mesma ordem de A e B.
Denomina-se matriz m x n (lê-se m por n) uma tabela retangular formada por m x n números reais, dispostos em m linhas e n colunas. ... De uma forma geral, podemos representar um elemento de uma matriz como sendo ai,j, em que i é o numero da linha e j o número da coluna.
Nas matrizes quadradas, temos dois elementos muito importantes, as diagonais: principal e secundaria. A diagonal principal é formada por elementos que possuem índices iguais, ou seja, é todo elemento aij com i = j. A diagonal secundária é formada por elementos aij com i + j = n +1, em que n é ordem da matriz.
Então, o resultado do produto das duas matrizes é o seguuinte: 3) Qual o resultado do produto entre o número real e a matriz a seguir? Multiplicar um número real por uma matriz é simples, basta multiplicar este número por todos os elementos da matriz, e o sinal deve obedecer as propriedades da multiplicação.
Uma matriz é um vetor (ou seja, um conjunto de variáveis de mesmo tipo) que possui duas ou mais dimens˜oes, resolvendo para sempre essa quest˜ao. Ex: matriz [1][10] — Refere-se a variável na 2a linha e na 11a coluna da matriz. O compilador n˜ao verifica se você utilizou valores válidos para a linha e para a coluna.
A principal finalidade é guardar informações de modo ordenado, ou seja, para cada linha, uma informação. Um exemplo de array é ao guardar nomes de pessoas presentes em uma sala de aula.