As duas estruturas são compostas por DNA, a diferença entre eles é o estado em que se encontram. A cromatina corresponde a um longo e fino filamento de DNA, encontrado durante a interfase, fase em que a célula não encontra-se em divisão. Cada filamento de cromatina constitui um cromossomo.
Os genes são segmentos de ácido desoxirribonucleico (DNA) que contêm o código para uma proteína específica que funciona em um ou mais tipos de células no organismo. Cromossomos são estruturas dentro das células que contêm os genes de uma pessoa.
Resposta. Cada cromossomo é formado por uma molécula de DNA (associado a proteínas no caso dos eucariontes). Um gene corresponde a uma sequência de nucleotídeos da molécula de DNA, que possui a informação p/ síntese de uma proteína. Resumindo: os genes compõem o DNA e o DNA compõe os cromossomos.
Os cromossomos podem ser apresentados no aspecto de “x” ou apenas com uma parte. O cromossomo na aparência “X” é formado por duas moléculas de DNA e com apenas uma parcela ele é constituído por uma molécula de DNA. As partes dos cromossomos são denominadas de cromátides.
Os cromossomos são estruturas formadas por uma molécula de DNA associada a moléculas proteicas. Nas células procariontes, observamos um cromossomo circular; nos eucariontes, os cromossomos são lineares e estão localizados no interior do núcleo.
Todos os gametas (óvulos) formados por meiose em uma mulher possuem o cromossomo X, enquanto os homens podem formar gametas (espermatozóides) que apresentam o cromossomo X e outros, que apresentam o cromossomo Y.