Complemento verbal é o termo da oração que completa ou integra o sentido de verbos transitivos. Esses termos com essa função podem ser: a) Objeto direto: É o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo direto, ou seja, é o complemento que está ligado ao verbo sem a presença de preposição.
Classificação sintáctica do pronome «lhe» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. No Brasil, a gramática diz que o pronome "lhe" será sempre classificado como objeto indireto. Porém, em frases como "beijei-lhe as mãos", me parece que a melhor classificação seria a de adjunto adnominal - beijei as mãos dele.
o complemento verbal "relógio" é um objeto direto. Se substituirmos por um pronome oblíquo, teremos "Mostrei-o". c) Na oração, a pessoa mostrou algo (o relógio) a alguém (lhe), logo o verbo é transitivo direto e indireto.
Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.
e) Os complementos verbais de apagar e acender são: "meus textos"/"meus traços" e "meus passos". > Esses verbos são transitivos diretos.
São eles o objeto direto e o objeto indireto. Esses complementos verbais são importantes porque há orações cujos verbos não têm sentido completo em si.
Existem três tipos de complemento verbal: objeto direto, objeto indireto e predicativo do sujeito. ... O predicativo do sujeito é sucedido de um verbo de ligação (ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver).
É o termo ou expressão que complementa o objeto direto ou o objeto indireto, conferindo-lhe um atributo. O predicativo do objeto apresenta duas características básicas: acompanha o verbo de ligação implícito; pertence ao predicado verbo-nominal.