crossorigin="anonymous">
Se o coto umbilical for bem cuidado, ele vai ficando escuro e seco até cair, lá pela segunda semana do bebê. Se ultrapassar a terceira semana e isso não acontecer, converse com o pediatra para confirmar se está tudo bem.
Normalmente, o coto é encerrado no local do corte com uma presilha, conhecida como “clamp” umbilical. Nos primeiros dias após o nascimento, o coto umbilical tem aspecto gelatinoso, úmido e brilhante, porém depois de alguns dias torna-se seco, endurecido e preto.
O importantes é que ele esteja sequinho, sem nenhuma área avermelhada na pele ao redor dele, sem secreção ou mau cheiro. Limpe-o sempre com cotonete embebido em álcool a 70% e seque-o. Não oclua-o com faixas, moedas ou curativos. Não puxe o coto, mesmo que pareça bem solto.
A indicação é usar algodão ou fralda de pano para higienizar toda a região com água limpa ou álcool 70%. Lembre-se de secar bem o coto umbilical depois de limpá-lo. Para isso, você pode abanar a região ou utilizar gaze e fazer movimentos suaves, como pequenas batidinhas, para evitar machucar o seu bebê.
Para que o umbigo de bebê cicatrize bem, é fundamental manter a região seca e limpa. Portanto, o ideal é que a higienização seja feita a cada troca de fralda. Antes de ter contato com a região íntima do pequeno, faça a limpeza do coto umbilical. Com um cotonete, passe álcool 70% em toda extensão do umbigo do bebê.
Ao contrário do que muita gente imagina, não há a necessidade de colocar nenhuma faixa ou qualquer outro tecido que comprima a barriga do bebê. Além de não ter nenhuma utilidade, a medida pode abafar a região, dificultando a cicatrização e aumentando o risco de infecções.
Ocorre com mais frequência nos casos de cordão umbilical muito espesso (grosso), limpeza pouco frequente ou que não chegava a base do cordão umbilical, cistos de umbilicais, além da manutenção de umidade no local ou traumas frequentes pela fralda.
Quanto tempo o cordão demora a cair? A queda do coto umbilical deve acontecer entre 10 e 21 dias depois que o bebê nascer. “Quando esse dia chegar, o coto umbilical vai secar, ficar preto e cair, por isso, a mamãe não precisa se assustar.
Após o parto, a mãe dos filhotes corta o cordão umbilical pouco a pouco, e geralmente o come. Depois disso, o resíduo seca no corpo dos recém-nascidos e então cai, em um processo que demora poucos dias. Nas semanas seguintes, a pele começa a cicatrizar até o ponto em que é difícil localizar onde estava o cordão.
Em quanto tempo o umbigo do bebê cai? Entre 7 e 21 dias o coto cairá naturalmente, deixando uma pequena feridinha no umbigo do bebê. Continue limpando com álcool 70% que em poucos dias já estará completamente cicatrizada. Mas não se preocupe muito com esses prazos.
Todos sabem que o cordão umbilical, que durante a gravidez uniu mãe e bebê, é cortado no momento do parto. Apenas um pequeno pedaço desse cordão, que leva o nome de “coto umbilical”, permanece preso ao bebê com uma pinça plástica.
Umbigo 'estufado' é normal? O estufamento é causado, na maioria das vezes, devido à formação de uma hérnia umbilical. "Quando o cordão umbilical mumifica, o local fica mais frágil. Se o bebê faz força para evacuar ou chora, aumenta a pressão intra-abdominal.
A hérnia umbilical, também conhecida como umbigo estufado, manifesta-se pela presença de uma saliência visível e palpável na região do umbigo. Pode se tornar mais evidente quando a criança chora, tosse ou faz algum esforço. Em crianças, a hérnia umbilical não costuma causar dor e complicações são raras.
Os sintomas de hérnia estrangulada são:
O tratamento das hérnias umbilicais é cirúrgico. A proposta é corrigir o defeito que se instalou na parede abdominal, por meio de suturas ou pela implantação de uma tela de polipropileno, que tem por finalidade reforçar a região do umbigo e impedir o retorno do conteúdo intra-abdominal.
O incômodo acontece principalmente por alterações intestinais, que vão desde distensão por gases e contaminação por vermes até doenças que causam infecção ou inflamação, como gastroenterite, apendicite, intestino irritável ou obstrução intestinal, por exemplo.
Cutucar o umbigo Além de não ser bonito cutucá-lo, principalmente em público, ficar mexendo nele pode provocar alguma infecção no local. Se após cutucar você perceber que a pele ao redor está vermelha, dolorida e quente, pode ter surgido uma inflamação.
Uma boa estratégia é nunca ceder a tentação e não cair no erro de coçar a pele porque isto pode destruir as fibras que dão sustentação à pele, favorecendo o surgimento ou agravamento das estrias. Sempre que sentir vontade de coçar, aplique creme hidratante ou óleo mineral exatamente no local da coceira.
Nesse caso o que se pode fazer é:
Normalmente, aparece no terceiro trimestre da gravidez.
Prurido (comichão) A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico. O prurido na pele é comum na gravidez.