A média diária é obtida somando-se as temperaturas registradas no termômetro a cada hora do dia e dividindo-se por 24 (horas). A média mensal é o resultado da soma e da sua divisão pelo números dos dias do mês. A média térmica anual é obtida somando-se as médias mensais e o resultado dividido por 12 (meses).
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:
Resposta: Amplitude térmica. Amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas num determinado período de tempo. ... No caso da amplitude térmica diária, refere-se à diferença entre a temperatura máxima e mínima de um dia.
Como dissemos, amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima de uma região em um determinado período de tempo, que pode ser um dia, um mês ou um ano. Sendo assim, temos que: AT = amplitude térmica; Não pare agora...
Para calcular a diferença entre dois números, devemos subtrair um elemento do outro, de forma que "diferença" na matemática é sinônimo de subtração. A subtração é uma das quatro operações matemáticas básicas, incluindo a soma, multiplicação e divisão.
Tempo e clima são conceitos distintos. Tempo refere-se a um estado momentâneo das condições atmosféricas. Já clima é duradouro, tratando-se de uma sucessão habitual de tempos. É comum ver o uso dos termos “tempo” e “clima” para designar um mesmo estado atmosférico.
É o estado momentâneo da atmosfera em um determinado local. Para determiná-lo, faz-se a constatação dos fenômenos atmosféricos ou elementos do clima: temperatura, pressão, vento, umidade e precipitações (como chuva, granizo e neve).
São os elementos atmosféricos que variam no tempo e no espaço e que se configuram como o atributo básico para se definir o clima da região. Os principais elementos climáticos são: radiação, temperatura, pressão e umidade.
Atmosfera é uma camada de gases que envolve a Terra e é retida pela força da gravidade. A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superficie por meio da retenção de calor conhecida como efeito estufa, e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite.
A atmosfera (do grego atmos: gases e sphaira: esfera) é uma camada de ar formada por uma mistura de gases que envolve a superfície terrestre, de forma a ser mantida ao redor do planeta em função da força da gravidade.
A hidrosfera é uma das mais importantes porções da biosfera e do sistema terrestre, pois envolve tudo aquilo que é composto por água. A hidrosfera corresponde a toda composição de água da Terra, envolvendo lagos, rios, mares, oceanos, águas subterrâneas, umidade de ar e outros elementos.