Os principais sinais de fundação mal feita são: as portas e janelas saem do alinhamento e é difícil de fechar, o piso fica inclinado, aparecem rachaduras entre piso e parede ou entre piso e teto e surgem nas paredes grandes rachaduras inclinadas, com padrão regular, que vão ficando cada vez maiores.
A trinca, que vem na sequência, ocorre quando esta abertura aumenta (entre 1 e 3 mm) a ponto de dividir a estrutura, como as paredes, em duas partes distintas. Já as rachaduras são caracterizadas por aberturas (acima de 3 mm) através das quais podem passar o vento e a água das chuvas, por exemplo.
Aconselho fazer um reforço estrutural com vigas de ferro que é rápido e limpo. Um escoramento apropriado e um aval de um engenheiro será necessário. Primeiramente é necessário escorar a laje e solicitar um profissional (Engenheiro ou arquiteto) uma avaliação.
Laje maciça com concreto armado A sua estrutura é composta basicamente por uma malha de aço coberta com concreto de alta resistência. Para garantir sua estrutura e formato, em toda a base da laje são colocadas tábuas de madeira. Essas tábuas são apoiadas nas escoras de madeira ou metálica.
Ferragem da Laje é uma armadura de ferro, pré-fabricada ou montada no local, e que deve ser distribuída em ambos os sentidos dos trilhos, para o caso de laje pré-fabricada (treliçada ou protendida), com a função de distribuir a carga sobre a laje, e evitar fissuras na capa de concreto.