Orações Subordinadas Substantivas são orações que exercem papel de substantivo e podem ser encontradas nas frases com funções de sujeito, complemento, objeto, predicado e aposto. Assim, a classificação sintática de uma oração subordinada substantiva depende do contexto.
Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.
A oração subordinada substantiva objetiva indireta atua como objeto indireto do verbo da oração principal. Vem precedida de preposição. Por Exemplo: Meu pai insiste em meu estudo.
A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).
2. Oração. Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.
A oração subordinada presente no trecho destacado é: "O importante é que essa autoridade ajude a legitimar o pensamento do candidato." > Essa oração é classificada como subordinada substantiva predicativa.
Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem.
As orações subordinadas adverbiais concessivas indicam concessão às ações do verbo da oração principal, isto é, admitem uma contradição ou um fato inesperado. A ideia de concessão está diretamente ligada ao contraste, à quebra de expectativa. ... A oração destacada é, portanto, subordinada adverbial concessiva.
Dependendo da função que exercem, as orações subordinadas adverbiais são classificadas em 9 tipos: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais.
Oração subordinada adverbial comparativa Apresenta uma comparação com o acontecimento da oração principal. É tão desgastante correr atrás como ficar esperando. Meu pai age como já agia meu avô.
Quando essa oração subordinada estiver deslocada ou for reduzida, a vírgula será obrigatória. Exemplo: "Quando ouço esta música, penso em você." = "Penso em você quando ouço esta música (oração subordinada adverbial temporal)."
A oração subordinada causal, como o próprio nome indica, implica uma subordinação, uma dependência em relação à oração principal. Por exemplo: O Pedro vai à praia porque está bom tempo. "porque está bom tempo" - oração subordinada causal, introduzida pela conjunção porque.
O sinal "maior que" é >. Assim, 9>7 é lido como '9 é maior que 7'. O sinal "menor que" é