Diagnóstico da apresentação transversal O exame abdominal na posição transversal, a parte de apresentação do feto é tipicamente o ombro. Durante o exame abdominal, a cabeça ou as nádegas não podem ser sentidas na parte inferior do útero e a cabeça é sentida geralmente no lado.
O maior deles, explica Rodrigues, é o de óbito fetal por distocia, conhecido como cabeça derradeira, quando o corpo da criança sai, mas a cabeça não. A posição de parir de quatro apoios reduz essa distocia. Outra complicação que pode ocorrer é a demora para o recém-nascido se recuperar após o nascimento.
A posição cefálica é um termo utilizado para descrever quando o bebê se encontra com a cabeça virada para baixo, que é a posição esperada para que ele nasça sem complicações e para que o parto decorra normalmente.
Contrações de treinamento Lembram a sensação de contração do útero sentidas durante as cólicas menstruais. Param quando você muda de posição: você percebe que são apenas contrações de treinamento quando vira de lado na hora de dormir ou se ajeita no sofá quando está sentada e elas vão embora.
Quando o processo de nascimento começar verdadeiramente as contrações se tornam regulares. Nos estágios iniciais, geralmente ocorrem em intervalos de 15 a 20 minutos e duram entre 30 e 45 segundos. Conforme o trabalho de parto avança, essas contrações ficam mais frequentes e duram em torno de 60 segundos.
Atente que em algumas situações o útero pode ser estimulado e ter algumas contrações seguidas, entretanto depois de um tempo de repouso elas cessam. É o que acontece, por exemplo, quando a paciente caminha um pouco ou quando está muito estressada. Esse é o falso trabalho de parto.