Diferente do Seguro Fiança Locatícia, no Título é possível que o beneficiário, terminado o contrato de locação, resgate este valor caso tenha efetuado todos os pagamentos, acrescido de uma pequena correção monetária. Normalmente o índice utilizado é a TR (Taxa Referencial).
Com pequenas variações nas tabelas praticadas pelas seguradoras, o custo corresponde a 130% do valor/mês de um aluguel. Por exemplo, para uma locação de R$ 800/mês, o valor a ser pago pelo seguro será de R$ 1.
A figura do fiador está na Lei do Inquilinato (Lei n° 8.
O título de capitalização funciona como uma caução na qual, caso o inquilino fique inadimplente ou não cuide da conservação do imóvel, o proprietário pode requisitar o resgate e usá-lo para pagar as dívidas existentes.
Já o seguro fiança é melhor para quem não tem o valor necessário para fazer um título de capitalização. Seu custo é em média equivalente a 1 mês de aluguel (para locações residenciais), e o inquilino não precisará pedir favores para amigos ou familiares para alugar seu imóvel.
De acordo com a Lei do Inquilinato, existem três modalidades de garantia, sendo que, no contrato de aluguel, apenas uma delas pode ser exigida pelo locador: caução (em dinheiro, bens ou em títulos), fiança ou seguro-fiança.
Ouça o post:
A Lei nº 8.