Resposta. Para produzir um texto baseado em outro é só ler o texto a qual se deseja e escrever com suas próprias palavras o que entendeu sobre o tecto q leu, focando nos pontos nos quais acha interessante.
As três partes são: Introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada uma vai cumprir uma função específica. A introdução faz uma rápida apresentação do assunto e já traz uma ideia da sua posição no texto, é normalmente aqui que você irá identificar qual o problema do texto, o porque ele está sendo escrito.
Como ensinar produção de texto para 2o ano Como também que para escrever um texto , precisamos criar cada palavra, uni-las umas as outras, formando fios que conectam e dão sentido e cronologia aos fatos, dando dão origem a uma grande rede que é o texto.
Apresente textos curtos – parlendas, adivinhas e provérbios –, em que não há espaço entre as palavras. Peça aos alunos que separem as palavras com barrinhas. Em seguida, solicite a cópia de um trecho no caderno. Discuta sobre a necessidade do espaço, destacando as impressões ao ler o texto inicial.
Uma boa estratégia é numerar parágrafos, pedir que cada um leia, pintar os parágrafos com cores diferentes (isso no caso das narrativas). Tudo depende do gênero trabalhado. Trabalhar com textos fatiados e dar sentido a eles, através da organização das ideias, também é bem bacana.
Desenvolvimento
1) uso adequado do vocabulário; 2) ortografia - relação grafema/ fonema; espaçamento entre palavras; uso de maiúsculas; acentuação. 3) pontuação – ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula. 4) concordância nominal e verbal (relações morfossintáticas).
A avaliação de uma redação não deve ser apenas uma forma de criticar o que o aluno escreveu e a forma como o fez. O professor não deve apenas destacar erros e falhas, mas também elogiar os pontos fortes do texto. Acima de tudo, a crítica precisa ser construtiva e específica.
6a Questão Quando se avalia um texto, temos de levar em conta, principalmente: a produção escrita como um todo, principalmente, a correção gramatical a gramaticalidade de todos os parágrafos do texto a produção gramatical do aluno independentemente do sentido a produção de sentidos obedecendo à estrutura adequada ...
Dessa forma, ao avaliar a escrita, o profissional deve preocupar-se com (e dispor de instrumentos para) a avaliação de distintos componentes, como ortografia, grafia e produção textual. Neste tocante, atenção deve ser dada aos instrumentos de avaliação da escrita disponíveis no contexto nacional.
Critérios de avaliação da prova de narração
Produção de texto: como incentivar os alunos a escrever melhor?
Proposta: Escrita de texto coletivo na alfabetização São textos que servirão de modelo para ajudar na escrita da criança. Depois disso, leia para sua criança o pedaço de texto que você recebeu e que deverá ser continuado por ela. Para isso, em uma folha de papel oriente e acompanhe sua escrita.
Por isso, ensinar a ler e escrever precisa ser lúdico e divertido, para que seja algo natural também....1- Use a ludicidade das atividades infantis
Perguntar aos alunos no momento inicial sobre o que eles entendem por conto e se sabem a diferença entre conto e as demais narrativas como fábula, por exemplo; Questionar sobre quais contos eles já ouviram, quem contou e qual conto foi; Indagar se eles já leram algum conto.
Através da reprodução escrita, as crianças imitam um texto-modelo e fazem uma série de manipulações no texto original. Através da reprodução escrita de um texto, as crianças podem se preocupar mais com a composição da escrita e com a colocação do texto em seu formato gráfico.
No jargão da didática de leitura e escrita, reescrever um texto não é corrigi-lo ou revisá-lo, como faz supor o senso comum. No contexto da disciplina, reescrever é contar, com as próprias palavras, uma história conhecida, com a qual a turma já está bem familiarizada.
Recomendações extras
verbo transitivo direto Escrever novamente; escrever outra vez: foi contratado para reescrever o roteiro original. Escrever uma nova versão com o objetivo de dar melhor forma ou corrigir possíveis erros do texto original: é importantíssimo reescrever o texto sem erros.
Se tomarmos a palavra reescrita no seu sentido literal, concluímos que se trata de algo ligado à correção de possíveis falhas durante a construção textual. Mas neste contexto, ela deve ser entendida como um auxílio, principalmente ao nos referirmos à produção de textos narrativos.